Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Com grande público, LGBT+ Turismo Expo faz sua estreia no Rio de Janeiro

Pedro Guimarães, presidente da Apresenta, Sávio Neves, secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Alex Bernardes, diretor do LGBT Turismo Expo e Bruno Mattos, presidente da Riotur

Pedro Guimarães, presidente da Apresenta, Sávio Neves, secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Alex Bernardes, diretor do LGBT Turismo Expo e Bruno Mattos, presidente da Riotur

RIO DE JANEIRO – Considerada a maior feira B2B sobre Turismo LGBT+ da América Latina, a LGBT+ Turismo Expo 2022, realizada durante toda esta terça-feira (26) no Fairmont Copacabana, no Rio de Janeiro, conta com cerca de 400 agentes de viagens, operadores turísticos, hoteleiros e agentes de receptivo. Após cinco edições realizadas em São Paulo, o evento no Rio de Janeiro chega ao Rio para capacitar, treinar e fomentar negócios.

Veja a galeria de fotos aqui

Ao longo do dia, a organização e destinos presentes promovem o networking com mais de 40 empresas expositoras e patrocinadoras. Para Alex Bernardes, criador e diretor da LGBT+ Turismo Expo, “realizar esse evento no Rio de Janeiro era um sonho, já que foi aqui, na Cidade Maravilhosa, que tive minha primeira experiência como turista LGBT”, comentou, ao abrir o evento esta manhã.

Alex ressaltou a importância de realizar eventos como a Expo, pois ainda há muito preconceito e hostilidade com turistas LGBT+ em todo mundo. “Precisamos informar, capacitar, orientar e celebrar a diversidade também no Turismo e fazer com que todos sejam acolhidos da forma apropriada e com o respeito que todos merecemos”, completou Bernardes.

O secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Sávio Neves, completou as palavras de Alex Bernardes, lembrando à plateia que lotou o auditório, “que o Rio de Janeiro conseguiu seduzir o diretor da LGBT+ a vir à cidade, sempre aberta a todos os cidadãos”.

Homenageados no LGBT Turismo Expo

Homenageados no LGBT Turismo Expo

Por sua vez, o presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Bruno Wendling, explicou que a fundação trabalha há cinco anos na promoção e divulgação de MS como “destino amigável” do público LGBT+. “Consolidamos essa estratégia depois de muito trabalho e comprometimento de todos. Hoje podemos garantir que o MS é um estado hospitaleiro de de bem com todos os que nos visitam”, disse Wendling. “Agora é o momento para pensar em levar a Campo Grande (capital do MS) a próxima LGBT+ Turismo Expo”, finalizou.

FAIRMONT ANFITRIÃO – Michael Nagy, diretor comercial do Fairmont Copacabana, destacou o convite da Accor para o hotel sediar o evento “aceito na hora”. Para o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana “é um orgulho receber um evento dessa natureza que, para nós não é novidade”, disse, acrescentando que o atendimento incondicional a hóspedes de qualquer natureza sempre foi e é a política do Fairmont. “Queremos agregar e a pauta diversidade e inclusão faz parte de nosso DNA”, completou.

FORÇA DO SEGMENTO – O diretor geral da Expo falou sobre a terceira edição, ressaltando a força e importância do segmento para ampliar e fortalecer o turismo nos mais variados destinos. “Estou muito feliz com a adesão de tantos profissionais e as muitas ações em prol da comunidade LGBTQIAP+, em prol do turismo LGBT e do reconhecimento da força crescente desse segmento para o turismo não somente do Rio, mas de todo o Brasil”.

Programação e expositores

Entre os painelistas e palestrantes convidados que se apresentam ao longo do dia estão Diogo Vieira, diretor da Associação de Comércio e Turismo LGBTI+ de Portugal, Fernanda Dias, supervisora de Eventos e Especialista em Diversidade e Inclusão da Rede Transamérica de Hotéis, Leandro Aragonez, gerente de Parceiros Globais da IGLTA, JP Polo, especialista em Diversidade e Inclusão, entre outros.

Além do ciclo de palestras e treinamentos, mais de 40 marcas estão expondo seus produtos e serviços, uma excelente oportunidade para conhecer os melhores parceiros de quem atua e valoriza a comunidade LGBTQIA+ durante todos os meses do ano.

Expositores de Miami, Uruguai, New Orleans, Los Cabos e Osaka, que pela primeira vez participam do evento se somaram aos destinos internacionais Argentina, Colômbia, Curaçao e Israel, além dos nacionais, entre outros, Fernando de Noronha, Recife, São Luís e Pipa.

O Osaka CVB está apostando no segmento de turismo LGBT+ e pela primeira vez participa no Brasil. O destino esttá representado pela Out Asia Travel, operadora especializada em turismo LGBT+ com sede no Japão e em Los Angeles, EUA.

Já o Uruguai, país reconhecido internacionalmente como um dos destinos mais seguros para turistas LGBT+ na América Latina e que concorre com a Argentina e a Colômbia na atração dos turistas brasileiros deste segmento também confirmou sua participação no evento e aposta no mercado.

“A participação do Uruguai na LGBT+ Turismo Expo é relevante, pois é um instrumento de formação e nos permite aprofundar nossa compreensão dos turistas LGBT+. Fazer parte deste evento nos fará refletir sobre o desenvolvimento de incentivos e habilidades, para que os operadores turísticos uruguaios melhorem, diversifiquem e profissionalizem sua oferta para o segmento LGBT+”, disse Roque Baudean, diretor Nacional de Turismo do Uruguai.

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo LGBT representa 10% do volume do turismo mundial, sendo responsável por 15% de todo valor movimentado no setor. O Brasil é o segundo maior mercado LGBT no mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos.

Receba nossas newsletters