Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Marca única e incentivo para voos regionais estão entre os planos de Secretários do Nordeste

Secretários se reuniram neste primeiro dia de Abav Expo

Secretários se reuniram neste primeiro dia de Abav Expo

Os secretários de Turismo dos estados do Nordeste se reuniram na noite desta quarta-feira (6) em Fortaleza com o objetivo de criar um plano de ação para vender a região como destino de maneira conjunta. Marca Nordeste, incentivo fiscal para voos regionais, estande unificado em feiras internacionais e novos produtos turísticos foram alguns dos temas abordados pelas autoridades presentes.

No encontro foram discutidas iniciativas como a criação de uma marca única de promoção de toda a região e um novo modelo de participação em feiras internacionais, com um estande único e um investimento maior para ter mais visibilidade nos eventos.

O secretário de Turismo de Ceará, Arialdo Pinho, propôs um modelo em que os estados poderiam investir proporcionalmente a sua arrecadação, população, ou número de destinos. Essa seria uma alternativa para que estados menores também conseguissem visibilidade internacional.

É um consenso entre os secretários que todos, até mesmo estados que ainda não tem uma forte presença no mercado internacional, se beneficiariam de uma promoção conjunta nestes moldes, ampliando o número de turistas recebidos pela região como um todo. Para exemplificar, os secretários lembraram de Porto de Galinhas, onde a união dos hoteleiros potencializou o fluxo de turistas na região.

INCENTIVO PARA VOOS REGIONAIS

Os secretários também destacaram a necessidade de uma malha aérea regional que conecte os principais destinos da região, criando voos para abastecer produtos turísticos e conexões diretas entre as capitais, sem a necessidade de conexões em hubs como Brasília, São Paulo ou Rio de Janeiro.

A ideia dos secretários é criar um plano de incentivo fiscal para companhias aéreas voarem mais dentro da região, conectando principalmente cidades no interior dos estados, em um modelo semelhante ao adotado na redução do ICMS sobre o combustível de aviação, que teve como contrapartida o aumento do número de voos.

CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO À VACINAÇÃO

Outro ponto abordado na reunião foi a criação de uma campanha de valorização à vacinação, ideia do secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes. Com o avanço da vacinação e a redução do número de casos, a campanha teria a proposta vender a região como “free covid” e posicionar o Nordeste como destino seguro para turistas, principalmente em grandes eventos como carnaval e São João.

ROTAS E PRODUTOS

Os secretários atentaram para a necessidade de fortalecer rotas existentes, criar novos produtos e criar condições para que os receptivos locais atendam com qualidade os turistas nestes produtos. Foram citados alguns exemplos de sucesso, como a Rota das Emoções, que une Ceará, Piauí e Maranhão, onde o número de hotéis vem crescendo nos últimos anos.

Outros exemplos de rotas potenciais são a Rotas das Falésias, a Rota dos Corais, uma rota no sertão, ligando Ceará, Pernambuco e Bahia, com entrada em Juazeiro do Norte, os Cânios de São Francisco, entre Sergipe e Alagoas, e até um produto que una Jericoacoara e  Fenando de Noronha.

DESAFIOS

Também foram postos à mesa os desafios. O primeiro deles é o tempo. O ano eleitoral em 2022 demandará agilidade para quem os projetos sejam postos em prática antes das campanhas eleitorais e antes da saída de alguns secretários, que serão candidatos e precisarão deixar os cargos em abril.

Por conta disso, os secretários planejam agilizar a elaboração de um plano de execução e formatar planos para apresentar aos governadores. Outro desafio são as mudanças de gestão. Dos nove governadores do Nordeste, sete deixarão o cargo em 2022. Somente Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, e João Azevêdo, da Paraíba poderão tentar a reeleição.

Algumas estratégias precisam ser definidas rapidamente, como a participação como destino unificado nas feiras internacionais de 2022. Apesar de atrativa, a ideia ainda enfrenta resistência de estados como pouca ou nenhuma conectividade internacional e que ainda buscam posicionamento no mercado doméstico.

Além de Arialdo Pinho e Rodrigo Novaes, participaram da reunião, Bruno Reis, presidente da Emprotur (RN), Gustavo Costa Feliciano, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, José Sales Neto, secretário de Turismo de Sergipe, Catulé Júnior, secretário de Turismo do Maranhão, Carina Câmara,  secretária de Turismo do Piauí e representantes do Turismo de Alagoas. O único estado sem representante no encontro foi a Bahia.

Receba nossas newsletters