Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

MTur alinha promoção conjunta com outros destinos do Mercosul

8b0158da-5768-445c-bcba-06b7d3abf8bc

Autoridades de turismo se reúnem para discutir ações conjuntas de fortalecimento do turismo no Mercosul (Roberto Castro/MTur)

O ministro do Turismo, Carlos Brito, participou de videoconferência com ministros e autoridades de Turismo do Mercosul. Entre os temas de destaque do encontro esteve a promoção conjunta de destinos a partir da construção de roteiros integrados. O objetivo é fortalecer o turismo na região e ampliar o número de chegadas de turistas internacionais, posicionando-a como um destino turístico atraente também para mercados distantes.

Para isso, coube à Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) propor uma marca (conceito e identidade) que represente todos os destinos da região, sob o mote “Visit South America”. A ideia é que, além dos países que integram o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai), a marca também seja compartilhada com os demais países da região, como Colômbia, Peru, Equador, Bolívia e Chile.

Após aprovação por todos os países, a expectativa é de que a marca para divulgação dos destinos sul-americanos seja lançada na Feira Internacional de Turismo (FITUR 2023) – um dos principais eventos mundiais para mercados receptivos e emissores da América Latina. O evento deve ser realizado em Madrid, na Espanha, entre os dias 18 e 23 de janeiro.

“Demos um importante passo na promoção integrada dos nossos países, que é a aprovação da marca. Agora, precisamos cuidar do registro. E, de forma célere, começar com ações de publicidade, aproveitando a FITUR e os próximos eventos internacionais para realizar um intenso trabalho de todo o Mercosul”, destacou o ministro do Turismo do Brasil, Carlos Brito.

Outro destaque do encontro, apontado como essencial para integrar os países, foi a ampliação da conectividade, tanto aérea quanto terrestre, inclusive com a possibilidade de facilitação do trânsito de turistas nas fronteiras terrestres. Após os impactos da pandemia de Covid-19, a conectividade do Brasil com o mundo está em franca recuperação. Em outubro de 2022, a malha aérea internacional (4.690 voos), por exemplo, atingiu 98,32% do volume registrado em outubro de 2019.

ECOTURISMO – Outro item discutido foi o fortalecimento do turismo de natureza nos países do Mercosul, a partir da “Rota Natural do Sul” (Ruta Natural del Sur). O projeto busca desenvolver o segmento entre os países do bloco e seus associados, considerando as particularidades e características locais. Ao todo, inicialmente, devem ser trabalhadas pelo menos sete rotas, sendo que o Brasil está presente em três delas: Ruta de la Selva Chaco-Paranaense (Argentina, Brasil e Paraguai); Ruta de los Grandes Ríos (Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil); e Ruta Oceánica (Argentina, Brasil, Uruguai e Chile).

Para dar seguimento ao projeto, os representantes dos países, agora, têm a missão de construir roteiros e planos integrados que envolvam cada uma das temáticas dentro do Turismo de Natureza. O ministro Carlos Brito pontuou, ainda, que o turismo de natureza é uma tendência mundial. Segundo o ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial relacionado a atrativos naturais, Brasil, México e Austrália são os principais representantes globais no segmento.

ROTA INTEGRADA – O Caminho dos Jesuítas sul-americano também foi destaque durante o encontro entre autoridades de turismo do Mercosul. O roteiro se apresenta como a principal rota turística da região e uma das maiores do mundo. No Brasil, o percurso é formado por 26 municípios gaúchos e inclui as ruínas de São Miguel das Missões, declaradas sítios do Patrimônio Mundial Cultural pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

No último ano, o Ministério do Turismo autorizou um repasse de R$ 20 milhões para estruturar a integração viária de atrativos da Região das Missões no Rio Grande do Sul e facilitar a chegada de visitantes ao local. As obras de pavimentação englobam a ligação da BR-285 ao Sítio Arqueológico de São João Batista, na cidade de Entre-Ijuís, e o acesso ao Parque Histórico São Lourenço Mártir, no município de São Luiz Gonzaga, entre outras intervenções.

Receba nossas newsletters