Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política / Turismo em Dados

Nordeste lidera ranking de destinos mais procurados em junho e julho, diz MTur

Sondagem feita com 2 mil agências de viagens indica que 17,8% delas trabalham com a possibilidade de contratar novos funcionários.

Fortaleza (CE), Maceió (AL) e Natal (RN) figuraram o ranking dos destinos mais procurados para as férias de junho e julho

Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo revelou os 10 destinos mais procurados em viagens nacionais nos meses de junho e julho deste ano. A sondagem foi realizada com 2 mil agências de viagens do País. Além disso, o estudo traz a perspectiva das empresas em relação ao desempenho, faturamento, demanda de serviços e geração de empregos de maio a outubro de 2019.

Fortaleza (CE), Maceió (AL) e Natal (RN) figuraram o ranking dos destinos mais procurados, como podemos ver logo abaixo. Já na composição do público, os casais com filhos correspondem ao maior número (37%) dos viajantes que utilizam agências de viagens, seguidos dos casais, com 22%, e viagens em família, com 21%. Sol e praia (49%) é o principal destino demandado pelos turistas. Destinos culturais e com títulos de patrimônio histórico ficam com o segundo lugar (16%), enquanto viagens a trabalho (10%) e por ecoturismo (9%) fecham o ranking.

A percepção é mais otimista que nos três primeiros meses do ano, quando as agências registraram perspectiva de 7% no crescimento do número de empregados, 36% de aumento na demanda de serviços ofertados, e 30% no faturamento. Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a sondagem configura um excelente balizador das políticas públicas que vem sendo desenvolvidas nestes cinco meses de gestão.

“Precisamos monitorar o comportamento do setor turístico brasileiro e ver se as ações chegam na ponta. Os resultados demonstram uma perspectiva otimista para os meses seguintes e fundamental aos próximos passos. Sinal de que estamos no caminho certo. O aumento da geração de empregos é realidade comprovada com esta pesquisa. O turismo no centro da agenda econômica proporciona isso”, ressalta.

Outro ponto inovador da pesquisa feita pelo Ministério do Turismo é a medição dos estados de origem de cada uma das agências consultadas com os destinos escolhidos pelos viajantes. O objetivo é contribuir, de forma antecipada, com as ações de promoção, bem como oferta de serviços, das agências em cada estado brasileiro. O medidor auxilia as empresas do setor de organização de viagens a avaliarem nichos de mercados a serem explorados.

RANKING DOS DESTINOS MAIS PROCURADOS

  1. Fortaleza (CE)
  2. Maceió (AL)
  3. Natal (RN)
  4. Gramado (RS)
  5. Rio de Janeiro (RJ)
  6. Porto Seguro (BA)
  7. Ipojuca (PE)
  8. São Paulo (SP)
  9. Salvador (BA)
  10. Campos do Jordão (SP)
Receba nossas newsletters