O Estado de Pernambuco segue apresentando resultados expressivos no Índice da Atividade Turística, sendo um dos principais destinos turísticos do Brasil. De acordo com dados divulgados pelo IBGE/PMS, de janeiro a setembro de 2024, houve um aumento de 3,1% em volume de atividades turísticas e de 10,2% em receita gerada pelo setor.
Já em comparação ao período pré-pandemia, a alta foi de 4,4% no volume de atividades e 38,8% na receita. Números que comprovam a recuperação do setor e reforçam o papel estratégico de Pernambuco como destino turístico de referência no Brasil.
VISIT PERNAMBUCO TRAVEL SHOW 2024
Com o objetivo de continuar este trabalho de alavancar o turismo no estado nordestino, o Visit Pernambuco Travel Show chegou a sua 6ª edição com expectativa de gerar R$ 200 milhões em negócios em dois dias de evento (3 e 4 de dezembro).
O palco escolhido para apresentar Pernambuco para o mundo foi Porto de Galinhas, no Convention Center do Armação Resort. Neste primeiro dia, antes do início da rodada de negócios, uma cerimônia de solenidade deu início a este grande evento, com a presença de autoridades do turismo, além de centenas de profissionais do trade.
Raquel Lyra, governadora de Pernambuco, destacou os desafios desde que assumiu o mandato em 2023, pontuando as necessidades que precisam ser feitas para que o Estado seja ainda mais atrativo para o turista, incluindo Porto de Galinhas.
“O lugar só é bom para visitar quando é bom para viver.”
Raquel pontuou as melhorias que estão sendo feitas, como melhorias nas estradas, infraestrutura rodoviária, saneamento básico e segurança. “Entramos no 8º mês com redução do homicídio. No mês passado, em novembro, fechamos com 19% de redução em relação a novembro do ano passado. Foi o melhor mês de novembro da série histórica”, enfatizou a governadora.
Pernambuco era o estado que menos crescia em relação aos outros do Nordeste e também em relação à média brasileira. “Conseguimos ultrapassar a média do Brasil, de acordo com o último trimestre que foi divulgado. Já somos o estado do Nordeste que mais gera emprego de carteira assinada. Enquanto figuravámos um maior índice de desemprego, que ainda é muito alto aqui, mas recuamos de 14 pra 10% de desempregados”.
Como uma das indústrias que mais crescem no mundo, Pernambuco tem recebido muitos recursos financeiros: “Se os investimentos estão vindo para Pernambuco, é porque conseguimos virar a chave do Estado, passando a ver o empreendedor como quem gera emprego, que gera renda, melhorando a nossa legislação e trazendo regularização”.
Esta é a sexta vez que Pernambuco é apresentado para o mundo. “Com belezas naturais como essa, com a nossa riqueza cultural e com um destino turístico consolidado, como Porto e Galinhas, onde estamos agora, o que podemos fazer é apoiar para que cada vez mais o turismo cresça em Pernambuco. Eventos como esse, com rodadas de negócios, são muito importantes. A expectativa aqui é que 200 milhões de reais sejam gerados o ano inteiro, no ano que vem, a partir dos encontros promovidos aqui com operadoras, companhias de turismo e agentes de viagem”, disse a governadora.
Este ano, o Visit Pernambuco Travel Show conta com 90 buyers (compradores), 90 suppliers (fornecedores) e 1800 rodadas de negócios. “Fico feliz de ser a primeira governadora de vir até este encontro aqui, que acontece pelo sexto ano. Mas eu não venho aqui para ter um retrato. Venho aqui para dizer que da mesma forma que conseguimos trabalhar juntos nesses dois anos, entregando infraestrutura, capacitação profissional, promovendo o nosso turismo, tenho a certeza de que vamos promover ainda mais”, complementou a governadora.
“A gentileza e a hospitalidade da nossa gente, a força da nossa gastronomia, da nossa cultura, beleza naturais e a riqueza da nossa história são potenciais que juntos explorados fazem de Pernambuco um grande destino turístico que precisa cada vez mais atrair gente pra vir pra cá, gerar emprego e renda, mas gerar felicidade”, finalizou Raquel Lyra.
IMPORTÂNCIA DO VISIT PERNAMBUCO PARA AUTORIDADES
“Estamos desde sexta-feira, com muitos clientes em Porto de Galinhas, conhecendo a região, fazendo pré-tour para quem não conhece começar a vender. Inclusive, temos a premiação para nossos melhores vendedores de viagens do Brasil, que mais venderam Porto de Galinhas de maio a julho. Temos também nossos principais operadores brasileiros visitando e fazendo negócios aqui esses dias”, disse Otaviano Maroja, presidente do Porto de Galinhas CVB.
“O Visit de Pernambuco, que já está na sua sexta edição, inicialmente foi concebido para ser um evento focado no turista internacional, no turismo internacional. Mas logo percebemos que o Visit não deveria só se focar no turismo internacional, então ampliamos a participação também para os operadores nacionais, que são os operadores que mais têm share durante o ano todo das vendas de Porto de Galinhas. Tem um fato muito importante que trouxemos nesse evento. Conseguimos linkar a presença dos gerentes de produtos das principais operadores nacionais e internacionais com todo trade turístico, porque a hotelaria é só uma parte. Existem as pousadas, os parceiros, os receptivos, enfim, uma gama de oportunidades que o turismo traz, que geram muita receita e muito emprego no nosso município”, enfatizou Eduardo Tiburtius, Presidente da Associação dos Hotéis.
“Nós temos nessa edição específica do Visit Pernambuco, 25 inscrições de empresas de pequeno corte, de pousadas, em caráter inédito. O objetivo do Sebrae é inserir esse pequeno negócio na carteira turística. E poder tê-los aqui num evento, quem sabe o maior do Brasil, com a proposta de conectar o destino turístico, reunindo mais de uma centena de agentes, de pessoas nacionais e internacionais é um verdadeiro sucesso”, comentou Alexandre Alves, do Sebrae-PE.
“Em nome do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, que tem essa veia turística, também trabalhou no desenvolvimento do turismo na nossa região por muito tempo e hoje está à frente do nosso banco, trazendo um grande ganho para a nossa instituição. E como funcionário, eu quero trazer algumas informações do Banco do Nordeste: foi eleito o banco do ano por apresentar números diferenciados, por estar vinculado a todo esse crescimento que temos no setor financeiro, quando envolve investimento de longo prazo. Ele atende do alfinete ao foguete. É um banco que está para atuar desde o pequeno até o grande empresário, e tem como ponto prioritário o turismo no norte-nordeste, porque sabemos o quanto o turismo desenvolve uma região”, pontuou Thiago Teotonio, representando Paulo Câmara, do Banco do Nordeste.
“Somos um potencial econômico de Pernambuco. Aqui em Ipojuca empregamos mais de 25 mil pessoas diretamente no nosso turismo. Então, um dos principais empregadores do nosso município é o nosso turismo. Emprega quase metade da população metropolitana do município, e isso precisa ser fortalecido cada vez mais”, disse Puran Medeiros, representante da prefeitura de Ipojuca.
“Uma palavra específica para este evento é gratidão. Quero agradecer a todos vocês que fazem e vendem Pernambuco, fazendo com que o Estado volte para a prateleira do mercado nacional e internacional. Nós fazemos com que o Aeroporto dos Guararapes seja o quinto do Brasil com mais de 200 operações por dia entre pouso e decolagem. Hoje comemoramos mais um ponto positivo para o nosso estado. Pernambuco, durante várias épocas do ano, está sempre no top 3 em vendas no mercado nacional e internacional. Os destinos são distintos, temos atrativos do litoral sul, do litoral norte, do agreste. Então, vendemos nosso estado com muita cultura, muita tradição, muita história, gastronomia e obviamente nossas belezas naturais”, disse Eduardo Loyo, presidente da Empretur.
“Não poderia deixar de registrar que Pernambuco concorre de igual para igual, não somente com destinos nacionais, mas internacionais, como o México. Parabéns pelo trabalho de todos vocês, por acreditarem no turismo. O turismo gera emprego, gera venda e gera riqueza para nosso estado. E ver o governo se sensibilizando com tudo isso nos enche de orgulho. Muito obrigado”, comentou Paulo Nery, secretário de Turismo do estado de Pernambuco.
*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA