Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Portugal vai deixar de exigir teste de Covid-19 na chegada de turistas

Aeroporto de Lisboa

Medida, aprovada em reunião do gabinete, está alinhada com as regras da União Europeia

Portugal vai deixar de exigir teste Covid-19 negativo para passageiros aéreos que cheguem com um certificado digital válido da União Europeia ou prova reconhecida de vacinação.  A medida, aprovada em reunião do gabinete, está alinhada com as regras da União Europeia. O certificado digital da UE é emitido para pessoas que foram vacinadas, receberam resultado negativo no em algum teste ou têm comprovação de recuperação da Covid-19.

O governo não disse, no entanto, quando a decisão entraria em vigor, mas as regras que estão valendo no momento deveriam durar até 9 de fevereiro. A decisão segue outras medidas de Portugal, que aliviou algumas restrições à Covid-19 no ínicio de janeiro, permitindo que os alunos regressassem às escolas e boates de reabrir as portas, mas ainda assim manteve a exigência de teste negativo a todos os passageiros que entram no país.

De acordo com a Confederação do Turismo de Portugal (CTP), o alívio das restrições à entrada em Portugal neste momento é considerado uma medida positiva. “A CTP congratula a medida aprovada em Conselho de Ministros que prevê que a apresentação de teste negativo à covid-19 deixe de ser obrigatória à entrada em Portugal para quem tiver certificado digital da União Europeia ou outro comprovante de vacinação”, apontou.

O governo informou que o fim da exigência de teste negativo, válido também nas fronteiras terrestres para cidadãos oriundos de países considerados de alto risco inclusive, está integrado à resolução que altera as medidas aplicáveis no âmbito da pandemia de Covid-19 hoje aprovada pelo governo.

Fonte: Reuters e Sapo

Receba nossas newsletters