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Destinos / Política / Turismo em Dados

Presidente da Embratur quer retomar Marca Brasil em promoção no exterior

Estande do Brasil na Fitur

Marca Brasil já estava fazendo parte do estande do Brasil na Fitur, a primeira feira de turismo de 2023, que aconteceu na última semana (Rafael Torres/M&E)

Criada em 2005, durante o primeiro mandato do presidente Lula, a Marca Brasil pode voltar a fazer parte das promoções do Brasil no exterior de maneira definitiva, como era até 2018. Baseada em estudos de mercado e critérios técnicos de seleção, a marca se tornou símbolo importante na estratégia de promoção do turismo internacional e está ligada ao período em que o país viveu um aumento qualitativo no número de turistas estrangeiros.

É o que disse Marcelo Freixo, ao defender a retomada da Marca Brasil, que inclusive já fazia parte do estande do Brasil na Fitur 2023, em Madri, na Espanha, a feira que abre o calendário de eventos do Turismo todos os anos. O presidente da Embratur se reuniu com o presidente da Apex, Jorge Viana, para debater a retomada da marca. Lá em 2005, a clássica marca acabou sendo criada justamente para promover o país no exterior e atrair turistas.

“Retomar a Marca Brasil, abandonada sem qualquer estudo ou justificativa técnica pelo governo Bolsonaro, é estabelecer de volta uma política de turismo internacional feita com boa gestão, eficiência e inteligência. É assim que vamos ajudar o Brasil a retomar protagonismo no cenário turístico internacional”, destacou Freixo, em sua rede social, que combinou um estudo para atualizar a antiga Marca Brasil para a nova gestão do presidente Lula.

A campanha instituída pelo ex-ministro Gilson Machado Neto, durante o governo Bolsonaro, com o slogan “Brazil – Visit and love us” já foi retirado de cena na Fitur 2023, que aconteceu em Madri na última semana.

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