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Destinos / Feiras e Eventos

Promoção, centro de inovação e novos produtos: a agenda de São Paulo na Fitur

Vinicius Lummertz no estande de São Paulo na Fitur

Vinicius Lummertz no estande de São Paulo na Fitur

MADRI – Pela primeira vez em uma feira internacional de Turismo o estado de São Paulo marca presença com um estande próprio. Esta participação na 40ª edição da Fitur não se resume apenas a um espaço físico, uma detalhada agenda de promoção e captação de investimentos, que incluiu evento na embaixada brasileira, reuniões na Organização Mundial do Turismo (OMT) e reuniões com empresários espanhóis.

A participação ilustra o novo posicionamento do destino, que deseja se destacar cada vez mais na atividade turística. Esta nova cara pode ser percebida inclusive na chegada ao evento, com a divulgação do vídeo da campanha “São Paulo Pra Todos” no telão principal da Ifema, onde acontece a Fitur.

“Indo pelo destino comum: quem não é visto não é lembrado. Então nós queremos ser vistos, por isso uma campanha nacional e internacional. Agora que fomos vistos temos que detalhar o nosso produto”, destaca Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do Estado de São Paulo.

Estas ações integram um arrojado programa, que incluiu o lançamento de linhas de créditos para destinos, divisão do estado em oito produtos turísticos, promoção internacional e, o que pode ser apontado como pilar principal, a redução do ICMS para o combustível de aviação, medida que gerou o incremento de 700 voos para o estado em 2019.

PRODUTOS

Uma das apostas do estado está na criação de dois produtos, um primeiro, para promover o Vale do Ribeira, e o segundo, que visa a criação de um produto do Litoral Norte de São Paulo. A intenção é formatar uma marca para que seja divulgada durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em março.

“Vamos lançar um produto do litoral norte de São Paulo na BTL. Precisamos transformar este produto em um conceito. É como se a cidade de São Paulo fosse Nova York e o litoral norte a Costa Rica, mas com a diferença de que um está do lado do outro e não a milhares de quilômetros”, explica.

A intenção é criar um produto que inclua ecoturismo, turismo de aventura, além de sol e praia. “Precisamos criar um sentido e uma marca para este destino, para que o mundo compreenda. Podemos transformar esta região, que tem uma grande área de Mata Atlântica preservada, com uma mega biodiversidade e ao lado de uma das maiores cidades do mundo”, completa.

CENTRO DE INOVAÇÃO

Outro projeto que ganhou fôlego durante a Fitur 2020 é a criação de um centro de inovação turística na cidade de São Paulo. O projeto, inclusive recebeu o apoio da OMT, em reunião entre Lummertz e o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili. O centro será desenvolvido em parceria com a GL Eventos e tem potencial para se tornar o maior do gênero no mundo.

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