
A Cidade Maravilhosa tem planos de capturar os visitantes pela gastronomia (Divulgação/Pixabay/Poswiecie)
O Rio de Janeiro está colocando a gastronomia como protagonista para atrair turistas e fortalecer sua imagem no cenário internacional. Em março, a cidade vai ganhar o “Rio, Cidade Deliciosa”, uma plataforma digital criada pelo Visit Rio, com um guia de restaurantes e conteúdo editorial sobre o setor. A novidade foi apresentada nesta segunda-feira (3) para aproximadamente 200 restaurantes e assessorias de imprensa.
A plataforma terá dois formatos: um guia exclusivo para restaurantes associados e um espaço editorial aberto a todos os estabelecimentos que quiserem participar.
O projeto surge em um momento de crescimento e reconhecimento da gastronomia carioca. Em 2023, o Lasai foi eleito o melhor restaurante do Brasil pelo 50 Best Latin America’s, e a cidade passou a contar com seis restaurantes estrelados pelo Guia Michelin, sendo três com duas estrelas: Oro, Oteque e Lasai. Além disso, oito restaurantes cariocas foram reconhecidos com o selo Bib Gourmand, que destaca a relação qualidade-preço.
A secretária de Turismo do Rio, Daniela Maia, comentou sobre o potencial da gastronomia como vetor de turismo e citou a experiência de cidades como Lima, no Peru, que conseguiram posicionar a culinária local como atração para visitantes. “Estamos vivendo um momento extraordinário para a gastronomia carioca. O Rio tem realizado investimentos significativos nesse setor, reconhecendo o papel estratégico do turismo gastronômico como motor econômico e cultural”.