Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Secretaria do Turismo e Procon-SP lançam cartilha inédita para turistas

Cartilha inédita criada graças a parceria entre Secretaria do Turismo e Procon-SP beneficiará turistas que viajam para São Paulo

Cartilha inédita criada graças a parceria entre Secretaria do Turismo e Procon-SP beneficiará turistas que viajam para São Paulo

As Secretarias de Turismo e de Justiça e Cidadania, por meio da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP), lançaram nesta quinta-feira (12), uma cartilha inédita com orientações para quem visita São Paulo a lazer ou negócios. A iniciativa é mais uma das ações que integram o programa ‘São Paulo Pra Todos’, lançado no início do ano pela pasta de Turismo.

O Governador João Doria esteve na sede do Procon-SP para o lançamento. “Hoje lançamos uma cartilha para o turista brasileiro ou estrangeiro. Este ano, o setor do turismo cresceu 8% no estado de São Paulo. A cartilha está bem elaborada, completa e em versão digital, permitindo correções ou acréscimos ao longo do período”, declarou o Governador.

A cartilha foi dividida em oito tópicos: Transportes (incluindo locação de veículos), Hospedagem, Lazer, que inclui gastronomia e cultura, Compras, Direitos de pessoas com mais de 60 anos, Lei antifumo e Antiálcool, Dicas de Segurança e Telefones Úteis. “A maior demanda de turistas aumentará a nossa responsabilidade em bem receber a todos”, explicou Vinicius Lummertz, secretário estadual de Turismo.

Para Vinicius Lummertz, a expectativa é que, apenas por via aérea, os três principais aeroportos do Estado tenham movimento recorde de 75 milhões de passageiros em 2019 – entre moradores e visitantes. “Temos, contudo, um espectro muito mais amplo desse consumidor-turista, que chega ao nosso Estado por ônibus, ou mesmo viaja regularmente com veículo próprio, e deve ter ciência de seus direitos. Esse cuidado faz com que o nosso produto turístico ganhe em qualidade”, afirmou o secretário.

No turismo doméstico, São Paulo é o principal destino dentre os 26 estados, além de porta de entrada de um terço dos viajantes estrangeiros – 2,2 milhões em 2018. O setor é responsável por 10% do PIB paulista. “Há espaço para crescer mais e o Governo do Estado está fazendo sua parte. Após quase um ano de gestão, nosso diagnóstico é de que teremos muito mais resultados se fizermos políticas integradas, como esta cartilha que estamos lançando agora em parceria com o Procon”, finalizou Lummertz.

Receba nossas newsletters