Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Turismo em Portugal pode ultrapassar níveis pré-pandemia já em 2023, diz WTTC

País registrou apenas duas mortes por covid19 até o momento, mas já toma medidas drásticas para conter o vírus

Até ao final deste ano, a contribuição total do setor para o PIB deverá crescer 54,7% para mais de 35,8 mil milhões de euros

O setor de Viagens & Turismo em Portugal vai ser fundamental para impulsionar a recuperação econômica nacional e poderá ultrapassar inclusive os níveis pré-pandémicos já no próximo ano, quando se prevê um aumento de quase 4,8% em relação aos níveis de 2019. Até ao final deste ano, a contribuição total do setor para o PIB deverá crescer 54,7% para mais de 35,8 mil milhões de euros, representando 16,2% do PIB total.

As previsões são do último Relatório de Impacto Econômico (EIR) do World Travel & Tourism Council (WTTC), que revelou ainda que a contribuição total do setor para o PIB pode chegar a quase € 39,5 bilhões no próximo ano, representando 17,4% do total da economia. O emprego no setor também pode ultrapassar os níveis de 2019, criando mais de 3,2 mil vagas de trabalho adicionais, para atingir mais de um milhão até o final de 2023.

De acordo com os dados mais recentes do órgão global de Turismo, o PIB de Viagens e Turismo deverá crescer em média 3,4% ao ano na próxima década, mais de três vezes a taxa de crescimento de 1,1% da economia geral do país, para atingir mais de € 50 bilhões (20,2% da economia total) até 2032.

A previsão revela também que o setor de Viagens & Turismo em Portugal deverá criar cerca de 193 mil postos de trabalho nos próximos 10 anos, com uma média de mais de 19 mil novas vagas todos os anos, atingindo mais de 1,1 milhões de empregados no setor até 2032. O emprego no setor deverá crescer 5,6%, atingindo quase mais de 953 mil empregos.

“O futuro das Viagens & Turismo em Portugal é muito otimista. O crescimento ultrapassará o PIB nacional e criará quase 200.000 novos empregos ao longo da década. O governo português está fazendo um ótimo trabalho”, disse Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC.

Quarto destino europeu mais popular neste verão

De acordo com a ForwardKeys, parceira do WTTC, os dados mais recentes de reservas de voos mostram um verão promissor. Os dados de reservas de voos mostram que Portugal deverá ser o quarto destino europeu mais popular este verão, com um aumento homólogo de 179% das chegadas internacionais e apenas 9% abaixo dos níveis pré-pandemia.

Os dados mostram reservas de voos superando os níveis pré-pandemia, com reservas dos EUA, Holanda, Dinamarca e Alemanha, com aumento de 41%, 36%, 29% e 11%, respectivamente.

“O nosso objetivo é claro – queremos posicionar Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos, seguros e sustentáveis ​​do mundo”, disse Rita Marques, secretária de Estado do Turismo de Portugal. “Diante desse objetivo, estamos felizes em fazer parceria com o WTTC para garantir que turistas e empresas conheçam, entendam e tenham interesse em assumir o compromisso de alcançar destinos turísticos sustentáveis”, completou.

Receba nossas newsletters