WEST PALM BEACH – A CEO do Visit Florida, Dana Young, concorda com o CEO do US Travel, Geoff Freeman: o tempo de espera para a emissão de um visto para os Estados Unidos é realmente inaceitável! Em São Paulo, por exemplo, o tempo de espera já ultrapassa os 500 dias, o que atrapalha (e muito!) a recuperação do destino como um todo. Tanto é que o Brasil é o país com a retomada mais lenta de turistas para a Flórida entre os 10 maiores emissores, como vimos nesta quinta-feira (2).
“O mercado brasileiro tem grandes números, mas registrou um número ainda maior em 2019, o que, de certa forma, influencia uma recuperação mais lenta. Mas boa parte deste fato está ligado ao problema do visto, que é uma realidade. Tanto é que voltamos a pressionar o governo Joe Biden na última semana. Enviamos um e-mail formal, ontem mesmo, justamente para encontrar soluções para isso. A questão do visto PRECISA ser resolvida! Isso está reprimindo a viagem dos brasileiros”, disse Dana.
Um ponto que a CEO do Visit Florida discorda é o fato dos EUA ainda serem o único país do mundo a exigir comprovação de vacinação, sem falar na obrigatoriedade do visto e em sua demora para emissão, considerada por Dana Young como “ridículo”. No entanto, o mercado brasileiro é tão importante que o Visit Florida continuará apostando suas fichas na vinda de cada vez mais visitantes. “Estamos felizes com os números de 2022 (quando 709 mil turistas brasileiros visitaram a Flórida, alta de 436%), apesar de todos estes empecilhos”, completou.
Mercado brasileiro? Mais importante do que nunca!
Questionada se o mercado brasileiro hoje é mais importante do que nunca, Dana Young afirmou categoricamente que sim. “Estamos retomando nosso turismo internacional e a Flórida depende deste setor, o mais importante para nosso estado. Temos um enorme marketshare do mercado brasileiro, que impulsiona a nossa economia, logo a questão dos vistos é algo que precisa ser ajustado rapidamente. E a Flórida fica muito mais divertida quando recebemos os brasileiros”, disse.
Voltamos ao Top 3, atrás apenas de Canadá e Reino Unido. E a Flórida tem mais de 52% de marketshare nos Estados Unidos em relação ao mercado brasileiro, ou seja, a cada 10 brasileiros, 5,2 vão para o Sunshine State. E segundo Dana Young, a ideia é mudar o foco e destacar cada vez mais destinos justamente para aumentar o tempo médio de permanência dos brasileiros. “Sabemos que a Flórida é muito mais do que Miami e Orlando. Estamos investindo muito justamente no treinamento do trade a fim de abrir o leque para outros destinos”, completou.
Voltamos ao Top 3, atrás apenas de Canadá e Reino Unido. E a Flórida tem mais de 85% de marketshare nos Estados Unidos em relação ao mercado brasileiro, ou seja, a cada 10 brasileiros, 8,5 vão para o Sunshine State
A CEO do Visit Florida deu exemplos, como viagens de até 3 horas de carro para diversos locais, como Kennedy Space Center, a Flórida mais selvagem, onde é possível ver os Manatees, porque dirigir no estado, segundo ela, é muito fácil. “Queremos trazer essa tranquilidade para que os brasileiros deixem as principais portas de entrada da Flórida e explorem novos locais. Seguimos fazendo este trabalho, que agora vai ser ainda mais facilitado com a chegada de novos voos a partir de São Paulo, Fortaleza, Manaus, Belém”, destacou Dana.
MENSAGEM PARA OS AGENTES DE VIAGENS – “Obrigado aos agentes de viagens por acreditarem na gente e por estarem ao nosso lado mesmo durante a pandemia, por terem se capacitado durante estes últimos anos. Queremos continuar trabalhando com os agentes de viagens e operadores”, disse ela, que já confirmou um Sales Mission para junho, bem como participação na WTM-LA em abril e muito mais treinamentos por vir.
O M&E viaja com proteção GTA e apoio da Shift Mobilidade Corporativa.