Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Redação ME

MSC Preziosa: Taormina e Tunísia

Como eu disse no último post do blog, o MERCADO & EVENTOS está no Mediterrâneo com a MSC Cruzeiros na viagem inaugural do MSC Preziosa. Eu comentei da festa de inauguração com a diva Sophia Loren e do primeiro destino de parada do navio, em Pompeia. A segunda parada do navio aconteceu no último dia 26, no porto de Messina, na Itália. O passeio do dia foi uma visita a cidade siciliana de Taormina. O lugar é bem agradável e super pitoresco, localizado a mais ou menos 45 minutos do porto. Eu até poderia comentar sobre o trajeto, mas infelizmente eu dormi, porque a excursão saiu super cedo. Mas chegando ao local, acordei rapidinho para não perder nada. Para se chegar a Taormina é preciso subir, subir e subir montanhas. Ela fica bem alto e a vista da baía é espetacular. A paisagem da cidade de cerca de 9 mil habitantes é linda. Suas ruas são bem estreitinhas e as lojas entorno dão o charme do local. A cada ruela que olhamos uma coisa nos chama a atenção. Pode ser um barzinho com uma casal sentado tomando vinho, um restaurante com a família reunida, um café com um senhor fumando seu cigarro ou ainda lojas com seus produtos à mostra, uma floricultura ou banca de frutas. Tudo é colorido e cheio de vida. Fiquei muito contente pela oportunidade de conhecer um lugar assim. O ideal mesmo é passar um dia por lá, porque não há muito o que se fazer. É mais um destino contemplativo. Como eu disse, temos que subir e subir e quando finalmente chegamos no topo, somos surpreendidos com uma belíssima panorâmica.

Vista panorâmica de Taormina MSC Preziosa: Taormina e Tunísia

Vista panorâmica de Taormina

Taormina tem cerca de 9 mil habitantes MSC Preziosa: Taormina e Tunísia

Taormina tem cerca de 9 mil habitantes

Surpresas em cada rua de Taormina MSC Preziosa: Taormina e Tunísia

Surpresas em cada rua de Taormina

Subindo mais um pouquinho nos deparamos com uma ruína de um Teatro Grego/Romano. O teatro foi construído pelos gregos, na época helenística; destruído; e quase totalmente reconstruído pelos romanos, quando então se utilizaram do local para promover seus famosos jogos entre gladiadores. Apesar de totalmente reformado, o teatro continua a ter uma estrutura grega de semi circulo, diferente dos romanos que tinham teatros em forma de arenas. Nossa guia nos disse que a cidade toda foi destruída, e somente o teatro continuou em pé até os dias de hoje. De Taormina temos uma bela vista do Vulcão Etna, ainda ativo. A guia nos contou que a última explosão dele tinha acontecido há apenas 12 dias, e que se ficássemos um pouco mais de tempo no local podíamos ser surpreendidos com uma nova explosão. Mas não ficamos para ver! O vulcão estava quase totalmente encoberto por uma névoa branca e mal podíamos vê-lo. Uma pena! Alias, não tivemos muita sorte com os vulcões nessa viagem. Nem o Vesúsio e nem o Etna quiseram das as caras para nosso grupo de brasileiros. Teremos que voltar um dia desses para conseguir uma boa foto deles.

DSC 0657 MSC Preziosa: Taormina e Tunísia

Vulcão Etna encoberto por uma névoa branca

Teatro Grego Romano MSC Preziosa: Taormina e Tunísia

Teatro Grego-Romano

Teatro MSC Preziosa: Taormina e Tunísia

Parte interna do teatro

Artistas de rua promovem seu trabalho para os turistas MSC Preziosa: Taormina e Tunísia

Artistas de rua promovem seu trabalho para os turistas

Nosso próximo passeio foi na Tunísia, com desembarque em La Goulette. Aliás, alguém sabia que a Tunísia fica no Sul da África? Isso mesmo, nosso porto de desembarque do MSC Preziosa foi em Messina. Em nosso desembarque fomos recepcionados com um grupo local fazendo uma festa para os passageiros. Teve quem viu até camelo e tirou foto. Eu infelizmente não vi nenhum. Nosso guia já estava pronto para nos levar a uma aventura em Tunes, capital da Tunísia – considerada Patrimônio Mundial da Unesco. Nossa primeira parada foi na Medina – que significa cidade. No centro da Medina encontramos o modo tradicional de vida desse interessante povo. As ruas são bem estreitas e todas as construções são branquinhas. As cores são destacadas nas portas e janelas. Cada cor de porta tem um significado diferente. Por exemplo, as amarelas significam que as pessoas daquela casa são ricas. Já as azuis pertencem ao bairro de Andaluz, e cada bairro tem uma cor de referência dentro da Medina; e assim por diante. Nas portas há também outros significados, como os desenhos que identificam a profissão e até a religião das pessoas.

Porta amarela significa riqueza2 MSC Preziosa: Taormina e Tunísia

Porta amarela significa riqueza

Ruas da Medina na Tunísia2 MSC Preziosa: Taormina e Tunísia

Ruas da Medina, na Tunísia

Vistamos ainda uma perfumaria. A Tunísia é uma grande produtora de flores e por isso, suas essências são muito comercializadas. Cerca de 80% da produção é vendida para França para produção de vários perfumes famosos. Na lojinhas, fizemos uma “degustação” das fragrâncias e até compramos algumas. Eles estavam com uma promoção (kkkk) para os visitantes brasileiros. Uma essência de 30ml por 10 euros, se comprasse 4 pagava 3 e assim vai….. Teve gente que saiu com pelo menos 10 frascos. A essência é tão concentrada que pode ser diluída em álcool e fazer quase 1 litro e meio de perfume. Confesso que comprei 2 em parceria com outro jornalista. Levamos 4 e pagamos 3, e ainda dividimos por 2…. negócio da China, ou melhor, da Tunísia.

Perfumaria típica da Medina na bairro de Andaluz2 MSC Preziosa: Taormina e Tunísia

Perfumaria típica da Medina, no bairro de Andaluz

Aliás, pechinchar é uma coisa que se deve fazer na Tunísia. Fomos visitar o Sidi Bousaid, um mercado a céu aberto onde a pechincha rola solta. Tudo bem que se você não tomar cuidado compra um monte de coisa que nem precisa. Mas o fato de poder barganhar o preço é muito bom. Você sai de lá achando que fez um negócio maravilhoso. A sensação é muito boa. Mas sabe que na verdade eu acho mesmo que são eles que saem ganhando. Parece que os produtos lá não tem preço e que é possível comprar algo por muito pouco. Eu, por exemplo, fiquei apaixonada por um quadro que tinha o preço de 45 euros. Mas eu só tinha 10 euros no bolso. Ai começou a negociação. Eu disse que não tinha dinheiro, deixei bem claro que os 10 euros eram únicos. Eu já estava achando que não ia dar em nada aquela conversa toda, mas não é que no final eu sai feliz e contente com meu quadro de baixo do braço por apenas 10 euros? Eu acho que fiz um bom negócio, mas o vendedor estava com sorriso tão grande quanto o meu. Agora fica a dúvida, quanto será que o quadro valia de verdade???? O preço é de acordo com a ocasião, e pronto! Por isso a dica é pechinchar, sempre.

Sidi Bousaid mercado onde quem não pechincha sai de mãos vazias2 MSC Preziosa: Taormina e Tunísia

Sidi Bousaid, mercado onde quem não pechincha sai de mãos vazias

Movimentação das ruas de Sidi Bousaid2 MSC Preziosa: Taormina e Tunísia

Movimentação das ruas de Sidi Bousaid

Bom, ainda em Tunes visitamos o Museu do Bardo e a ruína de um antigo Terma Romano, chamado Thermes D’Antonin, em Cartago. Esta foi a nossa última parada. Veja mais uma fotinhos do destino.

Vista Panorâmica de Medina de Tunes2 MSC Preziosa: Taormina e Tunísia

Vista Panorâmica da Medina de Tunes

Ruínas de Cartago2 MSC Preziosa: Taormina e Tunísia

Ruínas de Cartago

Quem não quer se casar com um shake desse2 MSC Preziosa: Taormina e Tunísia

Sabia que até 1957 poligamia era permitida na Tunísia? Quantas esposas será que nosso sheik aqui da foto teria???

Depois da Tunísia, o MSC Preciosa aportou em Barcelona (29/03), onde todo nosso grupo de brasileiros desembarcou e voltou para casa. Ainda fizemos uma paradinha rápida na cidade. Mas como nosso voo partiu para o Brasil às 20h, tínhamos que estar no aeroporto bem antes desse horário. Fica aí a foto da jornalista em frente a Sagrada Família, cartão postal de cidade. Espero que vocês tenham ficado interessados em conhecer mais os destinos que eu visitei e também com vontade de navegar com o MSC Preziosa. Vale lembrar ainda que todas essas excursões que eu fiz em terra são possíveis comprar a bordo. Ou melhor ainda, comprar antecipado com um agente de viagem aqui no Brasil, podendo pagar em real e dividir em 10x sem juros.

Lisia em Barcelona1 MSC Preziosa: Taormina e Tunísia

Lisia em Barcelona

Por: Lisia Minelli

Receba nossas newsletters