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Reflexão

Fortalecimento dos Destinos

Desde 1983, quando foi criado em São Paulo, o primeiro Convention & Visitors Bureau no Brasil muita coisa mudou. As pessoas gritavam por Diretas Já, as reservas com os agentes de viagens eram confirmadas por telex e fax, vivíamos períodos de inflação alta , inúmeros planos econômicos…

E muitos que estão lendo esse artigo nem tinham nascido ainda.

Enfim, hoje, são milhares de entidades similares no mundo e mais de 100 CVBx em todo o Brasil. Muitos atuando para convention, outros para visitors e outros procurando ainda estabelecer uma fonte de renda estável para contribuir com o seu próprio destino.

Seja lá como for, em todos os casos, a criação de CVBx é a demonstração de como a sociedade civil organizada pode se unir e criar mecanismos para promoção e geração de resultados efetivos para a sua região.

Em São Paulo, a Fundação 25 de Janeiro – SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau) foi instituída como uma entidade estadual. Seu Conselho Curador é composto por 33 entidades nacionais e estaduais, privadas e públicas, incluindo empresários, secretarias do governo estadual e municipal e as prefeituras do Guarujá e Serra Negra.

Como fundação de direito privado sem fins lucrativos, suas contas são auditadas pela KPMG e passam por aprovação anual e controle da Promotoria de Fundações do Ministério Público Estadual de São Paulo.

Com mais de 600 associados em 50 segmentos, seus dirigentes eleitos pelos associados mantenedores definiram que a Entidade deve manter com transparência, ética e responsabilidade uma atuação mercadológica, promovendo sempre os seus associados e destinos envolvidos.

Dessa forma contribui para aumentar o fluxo de visitantes e deixa para as entidades classistas, que atuam muito bem e com conhecimento de causa, a defesa dos interesses de seus setores e necessidades específicas.

Embora algumas entidades para exercer seu papel, dependam de convênios públicos, a plataforma financeira do SPCVB está baseada nas mensalidades de seus associados, em parcerias e no repasse do room tax.

A atuação da entidade está focada em 03 pilares: Captação de Eventos, Marketing e Gestão. Na Gestão, a governança corporativa, no Marketing, a divulgação do destino e a comercialização de espaços de midia e na Captação, o foco esta nas  entidades associativas/setoriais, para conquista de novos eventos, alem do apoio e oportunidades de negócios para os associados.

O mercado corporativo exerce tambem uma importante participação para o CVBx, ao contribuir com o room tax. Por isso, investimos com a criação de um novo cargo, no depto de relacionamento com o mercado, de um gerente de contas, que visita diariamente gestores de viagens e agências corporativas e apresenta a importância das empresas participarem desse movimento em benefício de seus viajantes. Só no ano passado, foram mais de 200 visitas, alem dos  encontros com representantes de importantes entidades,  como ABGEV, TMG, GAS, ABAV, entre outros.

O resultado desta ação com a possível mudança na política de viagens dessas empresas, assumindo o room tax na diária, beneficia os CVBx de todo o Brasil.

Outro movimento é a aplicação do event tax. Com ela, o organizador do evento recolhe no pagamento da inscrição, um valor relativo ao número de participantes como retribuição ao suporte recebido pelo CVB.  Há um longo caminho para que a arrecadação se torne significativa, mas alguns eventos ocorridos já assumiram e retribuiram com sua participação.

Para ampliar as alternativas de hospitalidade, entretenimento e realização de mais eventos no estado de São Paulo, o SPCVB vem exercendo seu papel estatutário. Por meio de um termo de cooperação mútua, com ética e transparência, o SPCVB e os CVBx locais vêm somando esforços para promoção do seu destino.

Dessa forma, todos saem ganhando. São Paulo contribui para o fortalecimento dos destinos e os destinos para o fortalecimento de São Paulo, com suas alternativas e qualidade de seus equipamentos,  excelência dos profissionais do setor e caracteristicas que só o empresário local pode oferecer.

Essa integração, é que faz com que o SPCVB cumpra seu papel, beneficiando associados, parceiros e comunidades e respeitando os limites, não aceitando nenhum estabelecimento sem estar vinculado ao CVB local.

Naturalmente quando não há um CVB estabelecido, há o apoio das prefeituras, secretarias de turismo, associações comerciais ou representantes do empresariado local para validar os estabelecimentos e gerar conteudo sobre o destino.

Quando os profissionais dos CVBx trabalham unidos, na busca da conscientização do mercado corporativo, na busca de novas receitas e respeitando a atuação regional, somamos esforços. Não há conflito em promover os destinos, porque todos ganham.

Um belo exemplo disso, é a parceria dos CVBx de Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu com o selo Maravilhas do Brasil.

É isso ai, juntos fazemos a diferença!

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