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Reflexão

Importante ou prioritário?

No mundo corporativo, qualquer coisa que a gente faz parece ser prioritário e sem querer querendo, a gente faz com que tudo que a gente faz de importante,pareça ser prioritário.

Horas e horas a mais no escritório, leitura obsessiva dos emails nos smartfones fora do horário comercial ou durante as refeições, um lanche rápido fora do horário do almoço, muitos cafezinhos para desespero do estomago e felicidade dos laboratórios de remédios de gastrite.

A mesma conversa chata cada vez que encontra um colega no café, para dizer que a empresa não o reconhece por tudo que faz, que não tem tempo nem de ir nem ao médico, de estudar, de ir a academia, de tirar férias dentro dos prazos legais….

E o pior de tudo. Sem perceber que quem está ouvindo, no fundo, não ouve, apenas escuta.

Quando sobra um tempinho para um happy hour, o assunto é sempre o mesmo. A incansável historia de que o problema é sempre dos outros. Somos perfeitos!

O triste de toda esta historia é que vem a conta enem percebemos que o companheiro (a) não teve a menor chance de compartilhar algo sobre o seu próprio dia.

Mas na real, será que tudo é prioritário mesmo?

Vejo que as pessoas, a cada dia, estão cada vez mais estressadas.

Preocupam-se demais e gastam tempo, energia e saúde, com muita coisa desnecessária, fazendo com que a síndrome da conspiração nunca tenha fim.

São tantos detalhes de histórias tão insignificantes diante da importância dos objetivos de uma organização, que o prioritário, fica para trás.

Conheço muitos profissionais, alguns bons como amigos, outros populares e admirados pelo mercado, emboramuitas vezes,mais prestigiadospela empresa que representam do que pela sua própria capacidade de entrega, ( esse é outro tema),  e que são  péssimos como gestor.

Às vezes solicitam algum tipo de relatório ou apresentação, no dia que o funcionário esta focado em um importante trabalho. Não estão nem um pouco preocupado em ajudar o seu colaborador separar o que importante do que é prioritário. Simplesmente delegam, lavam as mãos e ponto.

Saiba que muitos relatórios e apresentações de alguém que ficou dias e noites na mesa preparando, ficam dias e dias sobre a mesa de quem pediu.

Vale a pena?

Nem todo mundo,apesar de estar na função,tem o escopo necessário para ser um bom gestor, enem todo colaborador consegue separar o que é prioritário do que é  importante, tentando operacionalizar tudo ao mesmo tempo achando que fazer varias coisas ao mesmo tempo e fazendo hora extra, é sinal de competência.

É a síndrome do pato, que de tudo faz um pouco e pouco sabe fazer bem.

A consequência de não saber separar uma coisa da outra, é que a cada dia que passa, perdemosa chance de sermos melhores e menos chatos.

Tudo pode ser importante, mas nem tudo é prioritário.

Foco e paz de espirito geram resultados e todos envolvidos ficam satisfeitos.

Afinal prioritário, é viver de bem com a vida!

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