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Tendências Digitais

O novo consumidor e a nova jornada de consumo

Em 2015 o acesso à Internet através de dispositivos móveis (smartphones e tablets) ultrapassou o acesso através de computadores e notebooks. Mais do que simples mudança de plataforma tecnológica, isso significa que estamos passando por uma grande mudança de comportamento do consumidor.
Até recentemente o mundo online era visto como inimigo do mundo off-line. Se de um lado as empresas de e-Commerce se destacavam por terem o menor preço e maior praticidade, as empresas de varejo tradicional levavam vantagem no atendimento personalizado, na possibilidade de entrega imediata e na possibilidade de permitir ao cliente experimentar, testar e comparar produtos.
No entanto a popularização dos smartphones, a maior disponibilidade de banda-larga móvel (3G e 4G) a preços acessíveis e a evolução de aplicativos sociais (Facebook, Instagram, Youtube, Whatsapp, Trip Advisor, Buscapé, Reclame Aqui …) para as plataformas móveis mudaram totalmente a jornada de consumo, unindo o online e o off-line e permitindo ao consumidor a possibilidade de aproveitar o melhor dos 2 mundos.
E se antes o consumidor sentava por longos momentos em frente ao computador para efetuar tarefas cotidianas, hoje ele faz isso em micro-momentos existentes entre tarefas maiores: durante o cafezinho no trabalho, entre uma garfada e outra do almoço, no percurso a pé do trabalho até o carro, parado no trânsito e em qualquer momento que lhe disponibilize alguns segundos livre. E esse comportamento é a base da nova jornada de consumo das pessoas.
Atualmente 86% das pessoas fazem uma jornada híbrida na compra de bens duráveis e viagens. E nesses casos se direcionam a lojas físicas, já tendo feito uma pesquisa online prévia do que gostariam e procuram atendimento personalizado, tiram dúvidas, fazem testes e comparações. Na sequência tiram o celular do bolso, pesquisam preços, verificam outras opções online, consultam o Reclame Aqui e procuram opiniões aos amigos e família através de Facebook, Whatsapp e TripAdvisor, entre outras coisas. E só então tomarão as decisões de compra.
E Você? Está preparado para encarar esse desafio, encantar seu cliente e converter essa venda?

Quer saber mais? Acesse https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/articles/how-micromoments-are-changing-rules.html

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