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Tendências Digitais

Tecnologia móvel e o setor de turismo

Viajar é uma das coisas mais prazerosas da vida, mas ao mesmo tempo em que associamos viagem a descanso e curtição, estamos também muito expostos a problemas e situações inesperadas.

Minimizar esses cenários negativos e proporcionar “momentos mágicos” durante a viagem pode ser a diferença entre fidelizar ou perder o cliente. Aqueles momentos inesquecíveis no restaurante, no hotel ou no parque são decisivos para o retorno ou não a um destino ou estabelecimento, independentemente do preço.

E como o meio digital pode facilitar o dia-a-dia dos turistas e auxiliar a tarefa de proporcionar momentos mágicos a eles durante a viagem?

Smartphones e tablets fazem parte do dia a dia dos viajantes, e auxiliam na tomada de decisões durante a viagem. Aplicativos móveis que contribuem para isso oferecem informações relevantes e permitem interação, colaboração e compartilhamento dos momentos especiais. E como consequência potencializam uma experiência positiva no destino, otimizam a utilização dos equipamentos turísticos e melhoram os índices de satisfação do cliente.

Um exemplo de sucesso é o aplicativo do Resort Cana Brava (Ilhéus-BA), que disponibiliza aos hóspedes informações sobre toda a infraestrutura (piscinas, quadras, serviço de praia, gastronomia, …), as regras de uso dos espaços, a programação de atividades do hotel e outras informações importantes sobre o resort. Além disso, o hóspede recebe notificações diárias sobre os principais atrativos do dia. O resultado foi a melhora nos índices de satisfação, eliminação do uso de impressos, melhora na comunicação com os hóspedes, otimização no uso dos espaços e aumento do público nas atividades oferecidas. Tudo isso de uma forma mais sustentável e com redução de custos na comunicação interna com os hóspedes.

A adoção deste tipo de solução ainda é pequena no setor de turismo, mas é fundamental para empresas que queiram melhorar seu relacionamento com os clientes.

Afinal, em pesquisa feita pelo Ibope/Youpix com o público jovem (18 a 25 anos) verificou-se que as opiniões de amigos/familiares e comentários online são os grandes influenciadores na escolha do destino do viajante (http://pt.slideshare.net/youpix/ibope-you-pix-festival-rjfinal slide 16).

Ou seja, “Experiência e Relacionamentos são fundamentais na decisão de compra” (ibope/youpix 2013). E soluções utilizando dispositivos móveis podem ajudar nessas questões.

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