Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

​Conferência municipal discutirá o turismo em Foz do Iguaçu

Paulo Mac Donald Ghisi, prefeito de Foz do Iguaçu, assinou nesta semana o decreto que cria a Conferência Municipal de Turismo. O objetivo do encontro é incorporar a sociedade na discussão de políticas públicas voltadas ao setor.  A reunião deve acontecer a cada dois anos, sempre no primeiro semestre e com duração de dois dias.

“Vamos procurar trabalhar a comunidade, participando das propostas e das ações do turismo de Foz do Iguaçu, de forma que nós tenhamos, através dos resultados, mais ações e políticas públicas que venham das bases e que venham favorecer, especialmente, a sociedade”, explicou Felipe Gonzalez,  secretário municipal de turismo, em entrevista à rádio Transamérica Foz.

A conferência contará com duas comissões, uma de gestão e a outra, técnica. A primeira será composta pelo secretário municipal de turismo, pelo presidente do Conselho Municipal do Turismo (Comtur) e pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu.

A segunda será formada por representantes do Comtur, da Fundação do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Instituto Pólo Internacional Iguassu, Secretaria Estadual de Turismo e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Ficam incumbidas a comissão de gestão tarefas acompanhar o andamento dos trabalhos do encontro, dar atribuições aos membros da comissão executiva, aprovar o regimento interno e definir a temática de cada edição.

Já a comissão técnica lidará com a organização da conferência e pré-conferência quando forem necessárias, além de estabelecer as datas para as reuniões e criar o regulamento da conferência municipal de turismo.

Dessa forma, espera-se ter subsídios para os planos municipal e regional de turismo. Outro objetivo para a criação deste evento é angariar fundos do governo federal. “Os recursos estão sendo previstos. Todo o contexto da conferência é bastante ampliado, de forma que a captação de recursos para as ações e políticas públicas estejam dentro desse contexto”, esclareceu o secretário.

Para este ano, as pré-conferências para a primeira edição do encontro estão programadas para acontecer até 25/06, podendo ser organizadas por qualquer cidadão ou entidade interessada. O evento principal está marcado para os dias 29/06 30/06. A abertura será no Teatro Barracão e as discussões serão no Centro de Convivência Érico Veríssimo, no Jardim São Paulo.

O tema inaugural da Conferência Municipal de Turismo será “Aprimoramento do Modelo de Gestão Descentralizada, Compartilhada e Participativa do Turismo no Brasil”, indicado pelo Ministério do Turismo. A partir dessa temática, serão trabalhados cinco eixos: Trabalho e Renda; Infraestrutura e Grandes Eventos, Imagem do Destino, Institucionalidade e Gestão; e O Turismo e a Cidade. A programação segue abaixo:
 
Data: 29/06 de 2012 (ato solene) – Teatro Barracão

19h – Recepção
19h 30min – Atividade Cultural
19h 45min – Palestra de Abertura
20h 30min – Abertura Oficial da Conferência Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu 2012
21h 30min – Encerramento do Ato Solene e Atividade Cultural
 
Data: 30/06 de 2012 (trabalhos e plenária final) – Centro de Convivência Érico Veríssimo
 
8h – Credenciamento
9h – Nomeação dos Coordenadores e Leitura dos Textos-Base
9h 30min – Debates por Eixos:
    Eixo I – Trabalho e Renda
    Eixo II – Infraestrutura e Grandes Eventos
    Eixo III – Imagem do Destino
    Eixo IV – Institucionalidade e Gestão
    Eixo V – O Turismo e a Cidade
12h –  Almoço
14h – Retomada dos Trabalhos e Debates por Eixos
16h – Entrega dos Relatórios
16h 30min – Plenária Final
19h – Encerramento

Lívia Maio

Receba nossas newsletters