Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

​Embratur continuará focando em negócios nos próximos anos

Marcelo Pedroso, da Embratur

Marcelo Pedroso, da Embratur


Com a proposta de investir cada vez mais nos mercados potenciais para o Turismo brasileiro, a Embratur está ajustando seu foco nos destinos em que promove o país. De acordo com Marcelo Pedroso, diretor de mercados internacionais do órgão, este processo é contínuo, como no caso da Espanha. “Os investimentos a médio e longo prazos devem ser mantidos, independente da situação econômica dos países”, disse em entrevista exclusiva ao M&E.

De acordo com dados do Mtur, em 2011, a Espanha subiu de 10º para o 9º maior emissor de turistas para o Brasil. Foram 190.392 espanhóis que viajaram ao Brasil, cerca de 6% a mais que em 2010. Os principais motivos de viagem foram negócios e eventos (32,4%), e lazer (30,2%). “Quase 94% dos espanhóis que visitaram o Brasil pretendem voltar no futuro”, disse. Atualmente, existem 32 voos semanais que ligam a Espanha ao Brasil e disponibilizam mais de oito mil assentos. São voos com conexões diretas de cidades espanholas para o Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

Pedroso enfatizou o papel da Embratur com o desenvolvimento de ajustes contínuos para o incremento da divulgação do Brasil no exterior. Segundo ele, em 2011, a redução na participação feiras ampliou a promoção no mercado sul-americano apostando em destinos como Argentina e Chile. “Em 2013 vamos dar continuidade a este projeto. Por isso, deixaremos de participar da BIT, em Milão”, comentou.

Nova fase – O recuo da Embratur em não participar da Bolsa Internacional de Turismo, na Itália vai de encontro as estratégias adotadas pelo Instituto desde 2008, quando passou a relevar a natureza dos eventos internacionais e dos benefícios gerados aos seus cooperados. “Na Itália nosso foco estará completamente voltado a participação na TTG Incontri – feira na Itália voltada para o B2B, que acontece de 17 a 19 de outubro deste ano.

Com o alinhamento da promoção voltada para o negócio, Pedroso destaca a participação a Embratur em feiras como a WTM, em Londres e a ITB, de Berlim. “Estas são as maiores feiras do mundo para se promover um destino. O Brasil desde 1966 participa da ITB e gera bons negócios ali. Além disso, vamos privilegiar eventos – como o Goal to Brasil – onde não há a concorrência de destinos”, afirmou.

Para 2013, a Embratur deve investir cerca de R$ 140 milhões na promoção do Brasil. O objetivo é obter a marca de 6,1 milhões de turistas estrangeiros até dezembro

Luciano Palumbo, de Madri

Receba nossas newsletters