Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

​Expotur (ES) divulga atrações culturais gratuitas

Revelar a diversidade da arte capixaba ao capixaba. Essa é a proposta das apresentações culturais da Expotur 2013, maior feira de turismo e artesanato do Estado, que acontece entre os dias 24 e 26 de maio, na Praça do Papa, em Vitória. Ao todo, serão 27 grupos com exibições artísticas e culturais das regiões turísticas Espírito Santo.

Para Zilá Putratiz, secretária municipal de Turismo de Santa Maria de Jebitá, o público pode esperar belas apresentações. “Os municípios do interior estão bem organizados este ano. A animação é geral e estamos muito confiantes de que vamos representar nossa região de uma maneira muito bonita”, diz.

No dia 24, as apresentações começam às 13 horas, com o grupo Teatral “Gota, Pó e Poeira”, de Guaçuí. O Coral da Escola Feu Rosa, da Serra,  a Dança Pomerana de Pancas e a dupla Zaqueu e Zebedeu, de Ibatiba, fecham o dia. Outras cinco exibições culturais deverão acontecer, como a Banda “Os Germanos e a Bicicleta Centopéia”, de Santa Maria de Jetibá, ainda no primeiro dia do evento.

Cortejos – No dia 25, acontecem os primeiros cortejos, apresentações em forma de passeio que cada região turística fará dentro do evento e que são considerados os principais e mais esperados momentos da Expotur. O primeiro é o Cortejo da Carne de Sol e Chapéu de Palha, representando os municípios de Mucurici, Ponto Belo, Montanha e Pinheiros, da região turística Doce Terra Morena; Reis de Boi, de Conceição da Barra; Folia de Boi, de Mimoso do Sul; Cortejo Italiano, de Venda Novado Imigrante, Castelo e Marechal Floriano são outros cortejos do segundo dia de apresentações, que será fechado pelo Carnaval de Congo de Máscara, representado por Cariacica.

No mesmo dia, outras seis apresentações serão realizadas no palco principal. A primeira, Orquestra de Acordeões (Colatina), começa um pouco antes dos cortejos, às 12hs. Mais tarde, às 16hs, a Orquestra O Som das Águas do Caparaó e Quarteto de Violão – Irupi, também participarão do evento. O último grupo a entrar no palco será o da Dança Guerreira Tupinikim, de Aracruz.

Para a secretária executiva da Região Turística Metropolitana, Chayenne Casagrande, a animação para a apresentação é geral. “Todas as manifestações culturais são de muita qualidade e representam muito bem a nossa região. Estamos na expectativa de realmente fazer algo ainda mais bonito que no ano passado e com muitas novidades”, diz.

No último dia (26) da Expotur, o público acompanhará outros quatro cortejos e três apresentações no palco. Como o cortejo, Bate Flexa, de Jerônimo Monteiro; Corporação Musical Douglas Ramos Dias, de Itapemirim; Cortejo Alemão e Pomerano, de Domingos Martins, Laranja da Terra e Marechal Floriano; e Boi Pintadinho, de Muqui. No palco, as atrações começam às 12h30 e ficarão por conta da Orquestra de Câmara da Escola de Música Saint Clair Pinheiro, de Alegre; Arraiá Di Venezia, de Nova Venécia e Orquestra Alto Benevente de Alfredo Chaves.

 
Para o presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico da Região da Costa e da Imigração, Cláudio Antônio Amaral de Calais, essa é a grande oportunidade para mostrar a identidade capixaba. “Percebemos sempre que as pessoas assistem as manifestações culturais e ficam curiosas, surpresas e encantadas, porque é algo que muitas vezes elas nunca viram. São tradições familiares que atravessam gerações e que enriquecem muito qualquer evento”, afirma.

Receba nossas newsletters