Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

​Festival de Parintins encerra apresentações com saldo positivo

Na esquerda, a noite do Festival. Ao lado, a presidente da Amazonastur, Oreni Braga

Na esquerda, a noite do Festival. Ao lado, a presidente da Amazonastur, Oreni Braga


Uma festa com começo, meio e recomeço. Assim é definido o Festival de Parintins, que acontece no município de mesmo nome, no amazonas. O evento que reuniu cerca de 75 mil pessoas – deste, 18 mil turistas – movimentou a economia local com a injeção de R$ 54 milhões. Esta edição, a Amazonastur levou 40 convidados entre operadores, jornalistas e formadores de opinião para conhecer a cultura bumbá.

Segundo a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, o governo investe – por ano – a quantia equivalente a R$ 15 milhões para que o Festival aconteça.  “O investimento é organizacional. Toda infraestrutura de segurança, saúde, comunicação e logística tem que ser transportada de Manaus para Parintins. Isso custa caro, mas vale o retorno”, afirmou.

Porém, Oreni ressalta que a cidade tem sua movimentação econômica baseada na agropecuária, monocultura e comercio local. “Também movimentamos o turismo aqui fora do Festival”, disse referindo-se aos cerca de 25 navios internacionais  que a cidade recebe anualmente.

Museu do Boi – A festa gira em torno dos bois Caprichoso e Garantido. De acordo com Oreni, há dois anos a Amazonastur busca, junto ao governo, a construção de um museu local para contar o centenário – ocorrido este ano – da cultura boi-bumbá e ter, permanentemente, a história ao alcance do turismo o ano todo.

Luciano Palumbo, de Manaus (AM)

Receba nossas newsletters