Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

​Gastão Vieira abriu painel de turismo sustentável na Rio+20

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, abriu na manhã desta quarta-feira (20/06), no Riocentro, o painel internacional “Turismo Para um Futuro Sustentável”, evento paralelo que faz parte da programação oficial da Rio+20, Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. Também participam os ministros do Turismo do México, da Costa Rica, do Equador, de Madagascar e dos Emirados Árabes.

Em seu discurso, Gastão Vieira afirmou que o turismo está assumindo nova posição na agenda global de sustentabilidade, com impacto e influência nunca antes registrados pelo setor. “O valor e a relevância da atividade turística hoje, em todas as nações, são inéditos. Para aumentar a contribuição do turismo na economia, precisamos apostar nessa indústria limpa e cumprir nossos compromissos ambientais”, defendeu.

Gastão Vieira também afirmou que o Brasil está organizado e já promove iniciativas de inteligência sustentável em turismo. É o caso da linha de crédito articulada pelo Ministério do Turismo e operacionalizada pelo BNDES, o ProCopa Turismo. Os recursos são destinados a empreendimentos hoteleiros no país, com prazos e juros diferenciados para os projetos que atendam pré-requisitos de sustentabilidade.
Segundo o secretário-geral da Organização Mundial de Turismo (OMT), Taleb Rifai, o setor de viagens e turismo é um fenômeno global, e, portanto, “devemos reconhecer esse fato e utilizar isso para o bem”. Conforme projeção da OMT, em 2012, 1 bilhão de viajantes atravessarão as fronteiras de seus países para fazer turismo.

“É nossa responsabilidade assegurar que esse fluxo de pessoas não seja uma ameaça para o planeta, e sim uma força para o bem, para o desenvolvimento sustentável”, disse Rifai. “Se essas pessoas insistirem em adotar práticas sustentáveis em suas viagens, não seremos apenas um número. Multiplicando por um bilhão, seremos juntos uma nova chance para o nosso planeta”, concluiu.

Painel “Inovação Verde no Turismo”

Representantes do setor produtivo, entidades não governamentais e governo discutiram alternativas para fortalecer o turismo como vetor para um desenvolvimento sustentável. O ministro do Turismo, Gastão Vieira, destacou exemplos práticos de destinos brasileiros que aplicaram na pratica o tripé: crescer, incluir e proteger. O debate fez parte do painel Inovação Verde no Turismo, no auditório CNC-SESC-SENAC, na Barra da Tijuca, pela programação alternativa da Rio+20.

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, ressaltou a importância do consumidor na reestruturação da cadeia produtiva do setor. “O que estamos aprendendo no Brasil é que a conscientização nos abre uma excelente oportunidade de crescimento. Nossa cadeia produtiva está atenta a este turista consciente”, afirmou.

O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio, adiantou que a hotelaria tem adotado pratica compatíveis com os conceitos sustentáveis. “A indústria hoteleira se compromete a reduzir os gastos energéticos dos empreendimentos. Temos dialogado com o Ministério do Turismo para ampliarmos a nossa competitividade”, disse.

Também participaram do evento Francisco Gaetani, secretario executivo do Ministério do Meio Ambiente, Márcio Favilla, diretor executivo da Organização Mundial do Turismo, Alain Dupeyras, representante da OECD Tourism Commitee, entre outros. Todos defenderam a inclusão do turismo no documento final da Rio+20.

Fernanda Lutfi

Receba nossas newsletters