“Se não se internacionalizarem serão internacionalizados”, disse Luiz da Gama Mór, vice-presidente da Tap, ao grupo de operadores Braztoa que participam em Lisboa do III Encontro Estratégico com Mercados e da Bolsa de Turismo Internacional (BTL).
Segundo o executivo da Tap, o mercado brasileiro tem uma deficiência educacional com relação ao desenvolvimento empresarial, principalmente no mercado doméstico. “O Turismo receptivo precisa crescer no Brasil e o emissivo trabalhar em conjunto para isso”, disse.
Mór ressaltou ainda a chegada das OTAs no Brasil e as aquisições de empresas brasileiras pelo mercado estrangeiro. “Nós [Brasil] não compramos. E quem não compra é comprado”, disse referindo-se ao conceito de internacionalização que existe no País atualmente.
“A Internacionalização é uma necessidade no Brasil. Não vamos nos sustentar comprando iPads e vendendo minério por muitos anos”, enfatizou.
A Tap trouxe 450 operadores de turismo para participar da BTL 2013. No total, 100 são do Brasil e outros 350 dos países europeus.
Luciano Palumbo, de Lisboa