Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

​Riotur amplia atendimento ao turista durante Rio+20

Posto de Informação ao Turista na Praia de Ipanema

Posto de Informação ao Turista na Praia de Ipanema


A secretaria de Turismo do Rio de Janeiro/Riotur está com a estrutura de atendimento ao turista reforçada durante o período da Conferência Rio+20. Postos de informação turística temporários foram montados no Aeroporto Santos Dumont (6h às 22h), no Parque do Flamengo (altura do MAM, das 9h às 18h), no Parque dos Atletas (8h às 20h), na Quinta da Boa Vista (9h às 18h) e na Barra da Tijuca (orla, 9h às 18h), além de alguns hotéis que concentram um grande número de participantes da conferência (que atendem das 8h às 22h).

No Riocentro foi montado um estande de 70m² localizado na entrada do principal pavilhão da conferência. Lá, os atendentes são trilíngues. E no sábado mais um posto abre as portas, na Lapa, com funcionamento em horário especial: das 18h às 2h. A Riotur contratou 50 atendentes para trabalhar no período da conferência. Todos falam ao menos dois idiomas e receberam treinamento especial para executarem o trabalho.

Estes postos somam-se aos já existentes e em funcionamento, localizados no aeroporto Tom Jobim (nos dois terminais, com funcionamento ininterrupto), na Rodoviária Novo Rio (8h às 22h), na Candelária, na praia de Copacabana, no Shopping da Gávea e na Avenida Princesa Isabel (horário comercial) – e que contam com um efetivo de 20 atendentes bilíngues.

O serviço de informação também conta com três postos móveis e um grupo de 20 atendentes que, desde quarta-feira, circulam por pontos de grande fluxo turístico com a sinalização internacional “i”, indicando que estarão aptos a tirar dúvidas dos visitantes.
Também está no ar o hotsite especial Rio+20 dentro do site Rio Guia Oficial, disponível no link http://www.rioguiaoficial.com.br/riomais20/pt/, com a agenda de eventos oficiais e paralelos, além de informações sobre a programação cultural da cidade, meios de transporte, hotéis, restaurantes, bares e atrativos turísticos. O conteúdo está disponível em português, inglês e espanhol.

O Guia do Rio, na versão bilíngue impressa, ganhou uma edição especial com tiragem de 150 mil cópias que já estão disponíveis nos postos de informação, nos hotéis e nos eventos oficiais e paralelos da conferência. Outros materiais informativos, como o mapa turístico da cidade e o folheto Rio Legal, também ganharam uma tiragem especial para atender ao público do Rio+20.

“A Rio+20 é o primeiro de uma série de grandes eventos que a cidade irá receber nos próximos anos e estamos colocando em prática a maior vocação do carioca, que é receber bem. Buscamos estar presentes com o serviço de informação não só nos locais da conferência, mas também nos principais equipamentos turísticos e pontos de grande circulação”, explicou Pedro Guimarães, secretário Especial de Turismo do Rio.

E quem chega ao Rio pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) encontra mensagens que convidam para uma reflexão em torno do tema sustentabilidade: foi montado um corredor de banners no caminho de saída do aeroporto com os dizerem “O Rio do Futuro tem Futuro”, “Recicle suas Atitudes”, “Não é você que queria mudar o mundo?” e “Você tem consciência sustentável ou consciência pesada?”. Não haverá outras publicidades da conferência nas ruas da cidade além destes galhardetes nas vias de acesso ao Aeroporto Internacional e ao redor do Riocentro, em Jacarepaguá, sede do evento, com mensagens de boas vindas aos delegados da ONU.

Fernanda Lutfi

Receba nossas newsletters