34ª Bauernfest confirma restaurantes e cervejarias na Festa do Colono Alemão de Petrópolis
Mais de 200 atrações estarão divertindo o público Foto:Divulgação

A gastronomia e as cervejas artesanais de Petrópolis são um convite a mais quando o assunto é a Bauernfest, a tradicional Festa do Colono Alemão de Petrópolis que nesta 34ª edição será realizada entre os dias 23 de junho a 09 de julho de 2023.

Os tradicionais restaurantes e bares que vão ocupar os espaços nos jardins do Palácio de Cristal já foram definidos e estão confirmados: Casa Brüder, Casa do Alemão, Gehren, Kiosque do Alemão, Pavelka e Scharder. A chocolateria Katz e a confeitaria Willemsen também estarão presentes.

“A Bauernfest é um evento muito esperado, não só pelos petropolitanos, mas por turistas de todo o país que vem prestigiar a festa e vivenciar a cultura e as tradições dos nossos colonizadores alemães”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

Além da parte gastronômica, as cervejas artesanais também vão marcar presença. Ao todo,19 cervejarias que fazem parte da Associação de Microcervejarias de Petrópolis vão participar do evento nos jardins do Palácio de Cristal e fazendo jus ao título de Capital Estadual da Cerveja, são elas: Alter, Brassaria Matriz, Brewpoint, Colonus, Criatura, Da Corte, De Souza, Doutor Duranz, Duas Torres, Duzé, Guapa, Latitude22hopgarden, Madame Machado, Odin, Real, Rocky Garden, Sampler, Serra Velha e Tortuga.

“A Associação das Microcervejarias de Petrópolis já está em contagem regressiva para a maior e mais bela comemoração à Cultura Alemã do Estado e a segunda maior do Brasil, gerando empregos e ajudando a economia da nossa cidade a girar e a se desenvolver”, ressaltou o presidente da Associação das Microcervejarias de Petrópolis, Leandro Leal.

A Rua Alfredo Pachá vai receber ainda outros 12 espaços de gastronomia alemã, além de 13 barracas de artesanato e quatro foodbikes. A Casa da Educação Visconde de Mauá vai receber o restaurante oficial da festa, que ainda será definido. Outros dois locais também receberão a festa: a Praça da Liberdade, com mais quatro espaços gastonômicos e duas foodbikes; e a Praça Visconde de Mauá, que recebe o Biergarten.

“Começamos a divulgação da 34ª Bauernfest com bastante antecedência, ainda em setembro de 2022, para operadoras de turismo e agentes de viagens para que todos tenham tempo de se programar para curtir a Bauernfest 2023”, destacou a secretária de Turismo Silvia Guedon.

Programação Cultural – No Palácio de Cristal, todos os dias sobem aos palcos Koblenz (grupos folclóricos de dança) e Engelbert Seiler (bandas tradicionais germânicas, o tradicional Bailão e concursos) durante todos os dias de festa. Para este ano, estão confirmadas duas edições do Baile Geração Prateada, voltado para o público 60+, também no Palácio de Cristal. No total, serão cerca de 200 atrações, que incluem corais, orquestras, teatro, recreação infantil, entre outras.

“O tradicional burgo alemão, no Palácio de Cristal, vai receber grande parte da programação que, esse ano, se estende também para a Praça da Liberdade. Teremos, ainda, atrações no Centro de Cultura Raul de Leoni e no Museu Casa do Colono”, contou a presidente do Instituto Municipal de Cultura Diana Iliescu.

Como chegar e onde se hospedar – O coração da 34ª Bauernfest está no Centro Histórico de Petrópolis.  Quem vem do Rio de Janeiro, pode subir a Serra de carro ou de ônibus pela BR-040. São cerca de 68 km. Quem vem de Belo Horizonte, por exemplo, também segue pela BR-040, em um trajeto de cerca de 370 km. Já de São Paulo, são 460 km, passando pela BR-116, BR 493 e a BR-040.

A rede hoteleira oferece diferentes opções de hospedagem para acomodar grupos, famílias. Apenas no Centro Histórico, os meios de hospedagem têm à disposição cerca de dois mil leitos. Já nos arredores, aproximadamente mais mil leitos. No total, nos cinco distritos, Petrópolis tem uma oferta de mais de seis mil leitos disponíveis.

A 34ª edição da Bauernfest vai de 23 de junho a 9 de julho, nos seguintes horários: De terça a quinta-feira, das 12h às 22h; sextas e sábados, das 10h às 00h; e domingos, das 10h às 22h. Às segundas-feiras, não haverá funcionamento.

A Secretaria de Turismo de Petrópolis conta com um sistema de informação turística, para ajudar os turistas a encontrar e reservar a hospedagem com antecedência. Para conhecer os meios de hospedagem, restaurantes, atrativos e demais informações acesse o site www.petropolis.rj.gov.br/turispetro, o Instagram @turismo.petropolis, ou entre em contato com o Disque Turismo, por meio dos telefones 0800 -0241516 ou WhatsApp (24) 2237-3321.