TERESINA – O primeiro evento de formação focado no desenvolvimento do turismo piauiense, o Summit Piauí Turismo, começou nesta quinta-feira (5). Os participantes foram surpreendidos logo na abertura com uma apresentação cultural do grupo Valor de Pi. Após os discursos das autoridades, o diretor de marketing da Embratur, Bruno Reis fez a primeira palestra do evento.
Na abertura, o secretário de Estado do Turismo do Piauí, José Neto Monteiro, celebrou a marca de mais de 1 mil agentes e operadores de viagem formados no ano de 2024. Ele lembrou que essa ação é paralela à oferta de cursos para que o mercado local melhore o atendimento aos turistas. Uma das medidas já programadas é o curso de inglês básico para o trade da praia de Barra Grande.
O organizador do evento, Ehrlich Cordão, destacou que trabalha há 40 anos com eventos e turismo no Piauí e é a primeira vez que acontece um encontro focado em capacitação. “Estamos trazendo as maiores autoridades do Brasil em diversos temas do setor turístico. O aprendizado desses dois dias vai ser imenso para os participantes. Além disso, temos a experiência imersiva para todos os visitantes do Teresina Shopping”, disse Cordão.
Após as falas de dirigentes do Sebrae, das universidades e da Fecomércio, o evento prosseguiu com a palestra do diretor de marketing da Embratur, Bruno Reis. O executivo apresentou dados estadualizados do Piauí e as principais ferramentas utilizadas pela agência de promoção internacional para vender os destinos turísticos brasileiros em outros países.
“O papel da Embratur é servir de direcionadora da ação dos agentes do setor turístico. Nós apresentamos aqui dados específicos do Piauí para contribuir para a inserção do estado no mercado internacional envolvendo questões como as especificidades de cada local e o uso de algoritmos para fortalecer a promoção”, explicou Bruno Reis. Ele ainda falou sobre a importância dos estímulos comerciais das agências e operadoras de viagem que são responsáveis por 92% da circulação financeira do mercado internacional.
GALERIA:
(Rafael Torres/M&E)
O M&E viaja com proteção GTA