Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos / Política

Acordo interministerial busca garantir investimentos em cidades históricas

Seminário - Goiás

Goiás foi o local foi escolhido como sede do Seminário Internacional Gestão de Sítios Culturais do Patrimônio Mundial no Brasil, local onde será assinado o acordo interministerial

A cidade de Goiás é considerada referência do maior programa de investimentos em Patrimônio Cultural no Brasil, o PAC Cidades Históricas. Com seis grandes obras de requalificação urbana concluídas nos três últimos anos, o programa investiu um total de R$30,3 milhões no estado. Por conta disso, o local foi escolhido como sede do Seminário Internacional Gestão de Sítios Culturais do Patrimônio Mundial no Brasil, organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), de 13 a 15 de agosto.

Ao final do encontro, os ministros da Cultura (Sérgio Sá), Turismo (Vinicius Lummertz), Meio Ambiente (Edson Duarte) e Cidades (Alexandre Baldy) assinarão, com a presidente do Iphan, Kátia Bogéa e os prefeitos de 14 sítios culturais brasileiros reconhecidos como Patrimônio Mundial, a Carta de Goiás, documento que busca garantir a continuidade de investimentos federais, estaduais e municipais na requalificação urbana de cidades históricas.

”Queremos pactuar uma política pública efetiva, capaz de fortalecer as cidades Patrimônio Cultural Brasileiro. É uma construção que vem desde 2000, quando o Programa Monumenta impactou 27 cidades brasileiras com obras de requalificação urbana. O PAC Cidades Históricas veio em 2013, ampliando essa atuação, e foi implantado em 44 cidades. Desde já é preciso assegurar disponibilidade orçamentária para a continuidade dos investimentos e para que os governos sejam capazes de construir algo ainda maior”, destaca Kátia Bogéa.

O seminário também contará com a participação do Centro do Patrimônio Mundial e especialistas estrangeiros de cidades reconhecidas pela Unesco, na Europa e América Latina. O propósito é promover a troca de experiências na gestão dos 14 sítios culturais. Uma das experiências trazidas pelo Iphan de Portugal, para serem replicadas no Brasil, é a dos Centros de Interpretação, locais de acolhimento e recepção de turistas e visitantes, onde é possível ter acesso a informações que auxiliam a vivenciar toda a história do lugar.

14 sítios culturais reconhecidos como Patrimônio Mundial, no Brasil:
Brasília (DF)
Cais do Valongo – Rio de Janeiro (RJ)
Centro Histórico de Goiás (GO)
Centro Histórico de Diamantina (MG)
Centro Histórico de Ouro Preto (MG)
Centro Histórico de Olinda (PE)
Centro Histórico de São Luís (MA)
Centro Histórico de Salvador (BA)
Conjunto Moderno da Pampulha – Belo Horizonte (MG)
Missões Jesuíticas Guaranis – no Brasil, ruínas de São Miguel das Missões (RS)
Parque Nacional Serra da Capivara (PI)
Praça São Francisco, em São Cristóvão (SE)
Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar (RJ)
Santuário do Bom Jesus de Matozinhos – Congonhas (MG)
Receba nossas newsletters