Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Adenauer Góes: turismo brasileiro precisa de uma nova sintonia

Adenauer Góes, secretário de Turismo do Pará

Adenauer Góes, secretário de Turismo do Pará

Em seu discurso durante a abertura da 6ª Fita, o secretário de Turismo do Pará, Adenáuer Góes, foi enfático ao afirmar que o turismo brasileiro precisa urgentemente de uma nova sintonia. “Cabe ao governo federal e aos órgãos estaduais estarem sintonizados com o empresariado a fim de desenvolver estratégias de investimento para o turismo”, disse. Ele entende as dificuldades pelas quais a gestão pública federal vem passando. No entanto, ressalta que até o momento não houve a proposta de um modelo de desenvolvimento alinhado aos estados e municípios. “Além disso, abateu-se uma tristeza generalizada. Essa situação tem que ser superada e para isso a organização é fundamental. O que falta ao turismo é decisão, força”, afirmou.

Mesmo não tendo o apoio necessário, o Estado do Pará, segundo ele, vem se estruturando a partir de políticas públicas definidas. A secretaria de turismo estadual está lutando por investimentos para a melhoria do transporte que liga Belém a Ilha de Marajó. “É um item reivindicado a décadas pelos empresários locais e que agora ganha a atenção do governo. Quero crer que até meados do ano que vem uma solução seja implantada”, ressaltou o secretário, lembrando que essa melhoria inclui desde novos equipamentos de transporte e qualidade na prestação de serviços até a diminuição do tempo de chegada a Marajó.

Paralelamente, a Setur-PA também aposta em projetos de acessibilidade e na criação de uma infraestrutura para eventos nos pólos turísticos de Tapajós e Marabá. “A própria viabilização da Secretaria de Turismo é resultado desse fortalecimento da gestão pública no segmento de turismo. Estamos vivendo um momento de transição, com a Paratur sendo readequada para se tornar uma entidade especializada em marketing e promoção dos produtos paraenses e a Setur-PA contribuirá para os programas de gestão pública”, explicou. A Fita 2012 é, para ele, um momento importante para a compreensão e organização do turismo como atividade econômica.

Leila Melo, de Belém

Receba nossas newsletters