Tendo como anfitrião Sebastián Depolo, embaixador do Chile no Brasil, o encontro reunindo o trade chileno se turismo, que está sendo realizado nesta quinta-feira, na Embaixada do Chile em Brasília (DF), já teve sua edição 2024 realizada em São Paulo, nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, e tem seu encerramento programado para esta sexta-feira (4), em Minas Gerais.
“É uma honra receber a Chile Week em nossa casa. Este evento é muito importante para a projeção do Chile no Brasil. Brasil e Chile melhoraram sua relação turística. E que melhor forma de fazer isso com encontros como este, que nos ajudam a promover nosso destino. Queremos fazer muito mais”, disse o embaixador.
No total, a delegação chilena é integrada por 11 empresários que desembarcaram no Brasil para agendas de treinamento, capacitação, rodada de negócios e networking com players da indústria do turismo, aí inseridos autoridades governamentais, líderes de entidades de classe, operadores e agentes de viagem.
Esses empresários representam as regiões de Coquimbo, Ñuble e Aysén, Do Brasil, participam Azul, Bancorbrás, CVC, Five Tours, FRT, Grupo BRT, Itaparica Operadora, Just Tur, Operadora HotelDO, Orinter, TBO, Trend, Viagenspromo, Visual, Viagenspromo e Voetur.
“A realização da Chile Week Brasil é muito importante para nós porque ela também coloca luz em um tema muito estratégico, que é o turismo. E nós precisamos refletir sobre a importância cultural, social e econômica do turismo”, diz Verónica Pardo, subsecretaria de Turismo do Chile.
A executiva reforça que é preciso pensar sobre o papel de cada um na promoção de um futuro inclusivo por meio do turismo sustentável, que deixou de ser um nicho restrito e passou a ser uma preocupação real de governos, empresas, executivos e viajantes.
“O Chile tem se destacado como um dos destinos que encapsula essas características. Eu acredito que o turismo deve trabalhar para ser protagonista em uma indústria capaz de ser uma ponte entre culturas, um motor de desenvolvimento econômico e uma plataforma de preservação ambiental”, finalizou.
Em julho de 2024, o Chile recebeu 460.267 turistas estrangeiros, um aumento de 71,9% em comparação ao mesmo mês em 2023. Os principais mercados de origem incluem Brasil, Argentina, Colômbia, México e Estados Unidos, com uma média de sete noites de estada.