Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Confira o artigo de Ricardo Amaral sobre o Cruise Day 2012

Ricardo Amaral, presidente da Abremar (crédito Sidney Bloch)

Ricardo Amaral, presidente da Abremar (crédito Sidney Bloch)


Ricardo Amaral, presidente da Abremar, escreveu um artigo sobre a realização da sexta edição do Cruise Day, que acontece amanhã durante todo o dia no hotel Renaissance, em São Paulo. No texto ele cita os resultados da temporada 2011-2012 de cruzeiros no Brasil e ainda fala das expectativas para o setor nos próximos anos. Confira abaixo o texto na íntegra do artigo:

“Abremar realiza maior encontro de Cruzeiros Marítimos do país

A cada edição, o Cruise Day é marcado pelo sucesso e o engajamento dos agentes de viagens, que aproveitam o momento para se atualizar e conhecer os cenários do setor de Cruzeiros no Brasil e no mundo. Podemos perceber, temporada após temporada, o amadurecimento do nosso setor.
Somos o quinto colocado no mercado mundial de Cruzeiros Marítimos e estamos atrás apenas de EUA, Inglaterra, Alemanha e Itália. Certamente, esta posição é uma conquista importante, principalmente quando observamos o salto que demos nos últimos sete anos. A temporada 2004-2005 tinha apenas 139,4 mil cruzeiristas, distribuídos em seis navios. Estamos fechando os dados da atual temporada, mas a última já mostrou um avanço significativo: transportamos mais de 792 mil cruzeiristas em 20 navios. Ou seja, houve um crescimento de quase 500% no número de turistas que viajaram a bordo.

Nossa força turística está sustentada no agradável clima tropical, diversidade de nossas praias e exuberante litoral, marcado ainda por uma rica cultura e história. Esse patrimônio, dificilmente encontrado em outro país, nos obriga a querer mais.

Somos grandes e podemos ser maiores. Nosso setor é um excelente gerador de renda e emprego para as economias regionais. Na última temporada, os gastos produzidos pelos armadores e cruzeiristas no território brasileiro alcançaram R$ 1,4 bilhão. Entre essas despesas estão a compra de combustíveis, alimentos e bebidas, comércio varejista, comissões a agentes de viagens e passeios turísticos, gastos com publicidade, entre outros. É um número considerável se olhamos para o passado, e estamos certos que temos capacidade e potencial para crescermos muito mais.

Para consolidar esta rota, o Cruise Day deste ano, na próxima terça-feira, 5 de junho, foi planejado para propiciar aos agentes de viagem um mergulho na realidade dos navios. O tema desta edição, “Os Agentes de viagens, o setor de Cruzeiros Marítimos e o Turismo no Brasil”, resume esta ideia. Durante o IV Fórum Abremar, que ocorrerá na parte da manhã, debateremos as questões fundamentais ao setor.

Participe! Conto com sua presença para que este Cruise Day seja um importante capítulo na construção da nossa história no Brasil. Vamos juntos navegar rumo à próxima temporada de muitas viagens e negócios!”

Receba nossas newsletters