Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Turismo em Dados

Consumo no setor de recreação tem o melhor quadrimestre desde 2018, diz Abrape

Doreni Abrape 2 Consumo no setor de recreação tem o melhor quadrimestre desde 2018, diz Abrape

Doreni Caramori Júnior, presidente da Abrape (Divulgação)

A estimativa de consumo no setor de recreação atingiu, nos primeiros quatro meses do ano, a marca de R$ 38 bilhões, registrando o melhor quadrimestre dos últimos cinco anos. Os números são da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos – Abrape, com base em dados do Ministério do Trabalho e Previdência e IBGE.

“Proteger o setor de eventos de cultura, turismo e entretenimento é garantia de geração de empregos e movimentação da economia com a urgência que o Brasil precisa para superar os impactos da crise. Veja o exemplo das Festas Juninas que, segundo o Ministério do Turismo, vão movimentar cerca de R$ 6 bilhões em todo o país, mobilizando mais de 26,2 milhões de pessoas. É o retorno que o nosso segmento proporciona: empregos e economia pulsante”, diz Doreni Caramori Júnior, presidente da Abrape.

Por mais que o segmento apresente crescimento global, ainda há uma oscilação nos índices de oportunidades de trabalho, apontam os dados do Radar Abrape. O core business do setor de eventos registrou o melhor quadrimestre dos últimos anos. Entre janeiro e abril, gerou 5.463 vagas de empregos, um crescimento de 1,1% sobre o mesmo período de 2022. Só no mês de abril foram geradas 2.073 vagas, representando 38% do resultado dos quatro primeiros meses do ano.

Além disso, um resultado 4% acima do mesmo mês de 2022. A classificação abrange as áreas de organização de eventos, exceto culturais e esportivos; atividades artísticas, criativas e de espetáculos; atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental; atividades de recreação e lazer; e produção e promoção de eventos esportivos.

No entanto, quando se considera o hub setorial, o Radar ABRAPE registra 70.443 novos postos de trabalho, nível inferior ao mesmo período de 2022 (86.483). Esta classificação abrange 52 atividades econômicas como operadores turísticos, bares e restaurantes, serviços gerais, segurança privada, hospedagem etc, atividades que são diretamente impactadas pelas atividades de cultura e entretenimento.

Receba nossas newsletters