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“Cuba não está isenta às mudanças do Turismo”, diz ministro

Manuel Marrero, ministro do Turismo de Cuba durante a abertura da FIT

Manuel Marrero, ministro do Turismo de Cuba durante a abertura da FIT


Teve início na manhã desta terça-feira (06/05) a 34ª edição da Feira Internacional de Turismo de Cuba (Fit Cuba). A abertura contou com um discurso do ministro do Turismo de Cuba, Manuel Marrero, que falou sobre os números do país e ressaltou o esforço do governo para modernizar e aumentar a competitividade do destino. Em 2013 a ilha recebeu 2,9 milhões de estrangeiros, praticamente a mesma quantidade do ano anterior. Para 2014, a expectativa é de um crescimento de 5%.

“Cuba não está isenta às mudanças no mercado de Turismo”, disse. “Estamos seguindo os passos da modernização da economia e aperfeiçoando o setor, que continua crescendo no país”, complementou Marrero. Ele se refere a um conjunto de leis que facilita tanto a entrada de visitantes como a saída de cubanos do país e a flexibilização para investimentos privados no setor. Atualmente grande parte dos empreendimentos ainda são controlados ou contam com capital estatal.

“Continuamos ampliando as parcerias. Hoje temos cerca de 26 empreendimentos mistos, o que representa cerca de 15 mil quartos”, contou. Atualmente mais de 2 mil restaurantes da ilha e cerca de 28 mil UHs contam com 100% de capital e controle privado. Marrero explicou que a nova lei  para investimentos estrangeiros tem como principais mudanças, os incentivos fiscais por oito anos e a liberdade da empresa no pagamento do salário dos empregados. “Estamos nos atualizando para estar à disposição de novas oportunidades. Esperamos assim melhorar a qualidade e competitividade do nosso Turismo e diversificar a oferta existente”, ressaltou.

O ministro falou também sobre as ligações aéreas. O país também conta com uma nova política de transportes aéreos que visa a flexibilização de parceria da estatal Cubana de Aviacion com companhias estrangeiras. Além disso, a empresa adquiriu quatro novas aeronaves em 2013 e espera mais quatro neste ano.

Por fim ele anunciou que em 2015 o destino contará com uma nova campanha institucional de promoção no exterior. No momento a o projeto encontra-se em licitação para escolha da agência que cuidará da campanha. “Também faremos ações para estruturar os produtos e o trabalho com operadoras interessadas em vender o destino”, destacou.

O principal mercado estrangeiro para Cuba é o Canadá, com cerca de 1 milhão de visitantes ao ano, seguido de Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Argentina.

Anderson Masetto, de Havana

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