Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Edição especial de 35 anos do Festuris começa nesta quinta (9) em Gramado; saiba tudo

GSM 0568 Edição especial de 35 anos do Festuris começa nesta quinta (9) em Gramado; saiba tudo

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, do Festuris (Divulgação)

GRAMADO – O Festival Internacional de Turismo de Gramado, carinhosamente conhecido como Festuris, completa 35 anos de história nesta edição de 2023. Desta quinta-feira (9), com a cerimônia oficial de abertura no Palácio dos Festivais, até domingo (12), milhares de marcas, agentes de viagens, operadores e profissionais do Turismo se encontram numa edição super especial de uma das maiores feiras de Turismo do Brasil. Mas, o que podemos esperar do Festuris 2023?

Será a maior edição de toda a sua história. Pela primeira vez, a feira ocupa a totalidade dos três pavilhões do Serra Park. Nesta edição histórica, que tem como mote: “Capital Humano: chave da transformação”, são esperados 15 mil participantes no Festuris. São mais de 2,7 mil marcas em exposição e 40 destinos internacionais representados. Dois pavilhões estarão completos com estandes, e o Meeting, parte do conteúdo do evento, ganhou espaço exclusivo no terceiro pavilhão.

Cerca de 75% dos espaços de todo o evento é de clientes que renovam contratos há anos. Mas também há grande número de novos clientes, cerca de 25% nesta edição. E o grande aliado do Festuris são os espaços segmentados. Green & Experience, LGBT+, Business & Innovation, Food and Drinks, Wedding e Luxury auxiliam o agente de viagem participante na organização de uma agenda com resultados efetivos e estão confirmados.

IMPACTO ECONÔMICO – Em 2022, o impacto econômico em Gramado, devido a realização do evento, foi de R$ 25 milhões. Com base nas estimativas, além do grande envolvimento do trade turístico com o evento, a projeção é de que a movimentação na economia local seja de aproximadamente R$ 40 milhões. O volume de negócios gerados na feira, em 2022, resultou no valor de R$ 350 milhões. Já as perspectivas para 2023 são de R$ 400 milhões.

Festuris 2023 Edição especial de 35 anos do Festuris começa nesta quinta (9) em Gramado; saiba tudo

Em 2022, o Festuris lançou o espaço Food & Drinks com um espaço privilegiado às experiências gastronômicas (Divulgação)

LGBT – Há 14 anos, o Festuris foi a primeira feira de negócios turísticos a levantar a bandeira da diversidade no Brasil com a criação do Espaço LGBT+. A cada ano, novos destinos e empresas, que atuam também com o foco na comunidade LGBT+, se integram ao espaço. O palco da Diversidade apresenta talks sobre o mercado turístico do nicho, além de trocas de ideias com personalidades LGBT+.

SUSTENTABILIDADE – Os espaços Green & Experience e Business & Innovation se somam aos demais sempre com o intuito de facilitar a jornada de trabalho dos agentes de viagens que participam para fechar negócios no Festuris. O Green tem uma ativação mais voltada aos destinos e marcas que trabalham o turismo verde e de aventura, Neste espaço há o apoio da ONG Greenpeace que atende ao participante com foco na conscientização e preservação do meio ambiente.

GASTRONOMIA – Em 2022, o Festuris lançou o espaço Food & Drinks com um espaço privilegiado às experiências gastronômicas. O fato é que, conforme dados do Ministério do Turismo, a gastronomia é um dos indutores do turismo, sendo o terceiro ponto elencado pelas pessoas na hora de decidir uma viagem. O espaço possui a Arena Gastronômica com muitas aulas-shows.

Espaço Luxury 100% comercializado e chancelado pelo mercado

Festuris 2022 divulgacao 2 e1688484852656 Edição especial de 35 anos do Festuris começa nesta quinta (9) em Gramado; saiba tudo

O volume de negócios gerados na feira, em 2022, resultou no valor de R$ 350 milhões. Já as perspectivas para 2023 são de R$ 400 milhões (Divulgação)

Em sua 8ª edição, o Espaço Luxury bateu todos os recordes a pouco menos de 90 dias do evento iniciar. Com 800m² de área física, os espaços foram 100% comercializados, o que chancela, por parte do mercado nacional e internacional, o Luxury como uma excelente plataforma para realizar negócios neste segmento. O projeto conta com 72 marcas em exposição, entre operadoras, destinos, nacionais e internacionais, redes de hotéis e resorts, companhias aéreas e marítimas, entre outras.

Para a efetivação de negócios, o credenciamento é exclusivo aos agentes de viagens que trabalham com o segmento luxo. Além disso, são selecionados, de forma criteriosa, os buyers deste espaço. A programação também é exclusiva e cria uma atmosfera de negócios com relacionamentos qualificados no Espaço Luxury do Festuris. O Espaço Wedding é um aliado do segmento de luxo e, mais uma vez, terá um espaço no Festuris apresentando destinations weddings e outras novidades do segmento de casamentos.

Áreas com conteúdos que valorizam o capital humano

O evento terá mais de 100 horas de conteúdo com palcos espalhados pela feira. O Meeting Festuris acontece nas manhãs dos dias 10 e 11 de novembro, no pavilhão Plátano. O ingresso para o primeiro lote custa R$349,00 até dia 31 de agosto. O segundo lote terá o valor de R$ 399,00 e o terceiro R$ 449. O agente de viagem tem valor especial ao adquirir o Meeting, R$ 170,00.

Os participantes que adquirirem o ingresso para o Meeting têm acesso à feira de negócios e aos conteúdos que acontecerão nos palcos Business & Innovation (corporativo), da Diversidade (espaço LGBT+) e da Arena Gastronômica. Além desses específicos, haverá mais três palcos com Mentorias, cujo acesso é limitado devido ao conteúdo ser personalizado para um pequeno grupo de pessoas.

Aplicativos facilitam jornada do participante

WhatsApp Image 2023 08 15 at 2.22.56 PM Edição especial de 35 anos do Festuris começa nesta quinta (9) em Gramado; saiba tudo

Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, do Festuris (Divulgação)

Sempre com o foco na efetivação de negócios, o Festuris terá dois aplicativos nesta edição. Um deles será especialmente para os espaços Luxury e Wedding. A outra plataforma é dedicada ao público geral participante da feira, ambas possuem as mesmas funcionalidades. Os apps são uma espécie de rede social em que o visitante poderá fazer postagens e interagir com os demais usuários da plataforma.

O agendamento de reuniões é uma das funções mais utilizadas, o que facilita a demanda de participantes e expositor. A programação dos conteúdos também é uma das funções do aplicativo, nele poderá ser feita a inscrição para as mentorias, ter acesso ao mapa da feira, chat entre participantes e expositores e leitor de QR Code para troca de contatos no momento do networking. Os aplicativos já estão disponíveis para download nas lojas Apple Store e Google Play.

O que esperar do Festuris?

Além da Feira de Negócios, que contará com 2,7 mil marcas em exposição e 40 destinos internacionais, serão sete palcos de conteúdo, neste ano, com o mote “Capital humano: a Chave da Transformação” (veja programação completa aqui). Já o Meeting Festuris terá uma ampla diversidade de assuntos relevantes com os melhores palestrantes de cada segmento, incluindo certificado de participação da 35ª edição e-book exclusivo e intenso networking.

Para conferir as palestras do maior palco de conteúdo do turismo da América Latina o Passaporte Meeting custa R$ 499. O ingresso dá acesso à feira de negócios, que conta com mentorias e experiências exclusivas, como aulas-shows com chefs de cozinha renomados no Brasil e exterior. Serão dois dias de intenso conteúdo de qualidade com especialistas de renome no mercado. Para inscrições e mais informações, acesse o link: https://www.festurisgramado.com/meeting.

Receba nossas newsletters