Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Estados ampliam verbas no Turismo náutico e participam do Grand Pavois

Na home: Hermano Carvalho e Fábio Mota, do MTur, com o iatista bicampeão olímpico, Robert Scheidt - Divulgação MTur. Acima, entrevista com Guto Graça, da TurisRio

Na home: Hermano Carvalho e Fábio Mota, do MTur, com o iatista bicampeão olímpico, Robert Scheidt – Divulgação MTur. Acima, entrevista com Guto Graça, da TurisRio

​Alguns estados brasileiros participam do Salão Náutico Grand Pavois, em La Rochelle, na França. Em sua 40ª edição, ele acontece no período de 19 a 24 de setembro. Trata-se de um evento direcionado exclusivamente a este segmento, sendo o maior salão náutico da Europa e o 3º maior do mundo, em águas. Neste ano, o Brasil é o país convidado, e ocupa o Guest Country of Honor Hall. São esperados 100 mil visitantes.

Esse é um novo nicho de mercado no qual destinos do Brasil apostam para incrementar o fluxo turístico. O estande da Embratur conta com 16 cooperados. O Rio de Janeiro, por exemplo, tem como objetivo conquistar três grandes regatas por ano. “Estamos elaborando toda nossa infraestrutura, criando cursos de capacitação e estudando a demanda. Sabemos que este tipo de turista deixa o maior valor per capita na cidade”, explica o diretor de marketing da TurisRio, Guto Graça.

Para conquistar os grandes eventos náuticos, Guto aposta na imagem da capital fluminense. “Estamos vivendo um momento de muita exposição, então é positivo para esses eventos esportivos terem sua imagem atrelada ao Rio”, justificou. No Grand Pavois, ele terá reuniões e vai apresentar o litoral do estado, terceiro maior litoral do Brasil. “Apesar do Rio ser um estado pequeno geograficamente, ele possui um enorme litoral, com vocação para o turismo náutico”, ressaltou.

Pernambuco é outro estado que aposta no segmento. “Vamos fazer um investimento grande nesse sentido. O nosso litoral Norte é propício ao turismo náutico, sem arrecifes. Além disso, já existem muitas marinas particulares”, afirmou o secretário executivo de Turismo de PE, Marconi Muzzio. Segundo ele, Pernambuco está concluindo um projeto antigo de recuperar vários píeres.

Natália Strucchi, de Paris

Receba nossas newsletters