Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Festur Alagoas: a pequena Penedo desperta para o Turismo

Jair Freire secretario de Turismo e Economia Criativa de Penedo AL scaled e1693795100628 Festur Alagoas: a pequena Penedo desperta para o Turismo

Jair Galvão, secretário de Turismo e Economia Criativa de Penedo (AL)

MACEIÓ – No Litoral Sul de Alagoas, Penedo é uma das três cidades do estado tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), assim como Marechal Deodoro e Piranhas. O pequeno destino de 60 mil habitantes à beira do rio São Francisco se gaba de ser um dos primeiros povoamentos do Brasil Colônia, mas só agora, passados tantos anos desde que D. Pedro I por ali passou e disse que a então vila merecia ser capital, desperta para o Turismo, segundo o secretário Municipal de Turismo Jair Galvão.

“Penedo é uma das mais belas cidades históricas do Brasil. Com estilos arquitetônicos definidos e muito bem conservados, passando do barroco ao modernismo, a ‘Cidade dos Sobrados’ tem muita história para contar e impressionar qualquer visitante”, adianta. Caminhar pelo centro entre edifícios do século XVIII, conhecer o primeiro teatro de Alagoas, o Sete de Setembro, uma das atrações turísticas da cidade, com 140 anos de história, são experiências históricas e culturais de época fascinantes.

O diferencial de um destino como Penedo vai além de seu vasto acervo histórico-cultural. Sua localização privilegiada às margens do rio São Francisco faz dela um capricho à beira-rio, com praias, ilhas e banho para carregar as baterias com a força do São Francisco.

Hospedagem – A rede hoteleira oferece um total de 800 leitos distribuídos em estabelecimentos que mesclam o antigo com o mais moderno. Destaque para o São Francisco Hotel no Centro de Penedo, totalmente restaurado, mas mantendo seu conceito de modernismo clássico e decorado com obras de arte de época.

O secretário Jair Galvão destaca ainda a cultura, o artesanato e a gastronomia como pontos de interesse turístico que tem de estar no radar de quem visita Penedo. “Nossa Penedo preza pela autenticidade, tanto que sua gente mostra o que faz, o que produz e quem realmente é. Somos um destino intimista, amante de nosso artesanato e culinária que temos o prazer de levar a todos”, lembra.

Na gastronomia penedense o carro-chefe passa pelo cuscuz de arroz, uma das iguarias mais tradicionais da cidade e pela carne de jacaré, igualmente muito apreciada em Penedo.

Um dos atrativos naturais mais importantes da cidade também conhecido como Pantanal Alagoano é a APA Marituba do Peixe. Essa região pantaneira é paraíso para as variadas espécies animais que ali vivem, além da rica e diversificada flora que se estende por áreas de restinga, várzea e formações florestais. A paisagem exuberante é um show à parte.

M&E viaja com proteção GTA

 

 

Receba nossas newsletters