Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Festuris 35 anos: abertura oficial da edição histórica reúne recordes e autoridades em Gramado

Eduardo Zorzanello e Marta Rossi do Festuris credito Eric Ribeiro Festuris 35 anos: abertura oficial da edição histórica reúne recordes e autoridades em Gramado

Eduardo Zorzanello e Marta Rossi na abertura do Festuris 2023 (Eric Ribeiro/M&E)

GRAMADO – A abertura oficial do Festuris 2023 – Feira Internacional de Turismo de Gramado, realizada nesta quinta-feira (9), no Palácio dos Festivais, não poderia ser mais especial. Muitas autoridades, muitos amigos, muitos discursos emocionados e muito otimismo marcaram o início desta que é a edição especial de 35 anos do evento, que será a maior da história, ao levar em conta todos os resultados alcançados até aqui, com números superiores ao evento histórico do ano passado.

Veja a galeria de fotos da abertura aqui
Veja MAIS fotos da abertura aqui
Veja fotos de quem estava na Sala VIP aqui

Desta vez, o tema é “Capital Humano: chave da transformação”. E neste embalo, a CEO do Festuris, Marta Rossi, que recebeu a Medalha do Mérito nessa quarta-feira (8), foi a primeira a discursar. Emocionada, falou da alegria em entregar mais uma edição do Festuris, que promete ser a maior edição da história, já que, pela primeira vez, ocupa a totalidade dos três pavilhões do Serra Park. Ao todo, são esperados 15 mil participantes, 2,7 mil marcas em exposição e 40 destinos internacionais.

“Construímos o melhor evento de Turismo e Negócios focado no B2B das Américas. É uma edição de 15 mil vozes. Este é o número de inscritos em 2023. Os protagonistas são vocês, profissionais, que atuam na atividade turística” – Marta Rossi, CEO do Festuris

“Construímos o melhor evento de Turismo e Negócios focado no B2B das Américas. É uma edição de 15 mil vozes. Este é o número de inscritos em 2023. Os protagonistas são vocês, profissionais, que atuam na atividade turística. O Festuris é o palco que dá voz a todos”, disse Marta Rossi, que ainda comentou sobre o tema escolhido para este ano. “Não por acaso escolhemos este tema. É a filosofia que fez o evento ter esta posição de liderança”, completou a CEO do Festuris.

Eduardo Zorzanello e Marta Rossi do Festuris credito Eric Ribeiro 1 Festuris 35 anos: abertura oficial da edição histórica reúne recordes e autoridades em Gramado

Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, CEOs do Festuris (Eric Ribeiro/M&E)

Marta Rossi, CEO do Festuris, complementou. “Sabemos o tamanho da nossa responsabilidade e trabalhamos incansavelmente durante todo o ano para entregar o melhor evento. Temos que pessoas que transformam. A força motriz da nossa empresa é o respeito, a inclusão, a diversidade e o engajamento de todos, porque em todas as pessoas bate um só coração, fazendo com que o Festuris seja hoje considerado pelo trade o evento mais querido do Brasil”, frisou.

“E hoje comemoramos a maior de todas as edições do Festuris, 23% maior do que o do ano passado, ocupando três pavilhões, com 400 estandes, 2,7 mil marcas e sete palcos de conteúdo. O Brasil turístico de ponta a ponta está em Gramado, além dos 40 destinos internacionais e 100 hosted buyers” – Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris

O também CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, antes de destacar “números grandiosos”, fez uma reflexão profunda, nesta data especial pelos 35 anos do Festuris, lembrou da mãe e empresária Silvia Zorzanello e de todos que fizeram a história do Festuris. “Marta e Sílvia souberam à época desbravar o Rio Grande do Sul e o Brasil, profissionalizando o setor do Turismo. E hoje tenho orgulho de dar continuidade a tudo isso, há 15 anos, ao lado de Marta, minha segunda mãe”, destacou ele.

Celso Sabino ministro do Turismo Credito Eric Ribeiro Festuris 35 anos: abertura oficial da edição histórica reúne recordes e autoridades em Gramado

Celso Sabino, ministro do Turismo (Eric Ribeiro/M&E)

Ele destacou ainda os valores morais que fazem sermos agentes transformadores de nós mesmos. “Portanto, me sinto privilegiado de fazer parte neste grande evento. E hoje comemoramos a maior de todas as edições do Festuris, 23% maior do que o do ano passado, ocupando três pavilhões, com 400 estandes, 2,7 mil marcas e sete palcos de conteúdo. O Brasil turístico de ponta a ponta está em Gramado, além dos 40 destinos internacionais e 100 hosted buyers”, complementou Eduardo.

MINISTRO DO TURISMO PRESENTE – O ministro do Turismo, Celso Sabino, saiu de Londres e veio direto para Gramado participar da abertura do Festuris. Destacou a força do evento e também das ações do Ministério do Turismo para alavancar ainda mais o setor. “O MTur e o governo federal têm feito a sua parte, com divulgação nacional, promoção e investimento em feiras e eventos.Teremos excelentes notícias para o próximo ano. Vida longa ao Festival”, disse Sabino.

Abertura do Festuris reuniu diversas autoridades Festuris 35 anos: abertura oficial da edição histórica reúne recordes e autoridades em Gramado

Abertura do Festuris reuniu diversas autoridades

TROFÉU AMIGOS DO FESTURIS – Destinado àquelas pessoas que de forma espontânea contribuem para o sucesso do evento, o Troféu Amigos do Festuris de 2023 foi entregue à Emerson Bittencourt Monteiro; Gabriela Schwan; Marcelo Zingalli; Marcos Rossi; Paulo Queiroz; Roderio Linguanotti; Romeu Dutra; Roque Baudean; e Victor Hugo Almeida.

AUTORIDADES PRESENTES – Pela 35ª vez o trade se encontra na Serra Gaúcha. Além de Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, marcaram presença Celso Sabino, ministro do Turismo, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, Romero Rodrigues, presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, Nestor Tissot, prefeito de Gramado, Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, Manoel Linhares, presidente da ABIH, Aldo Siviero, presidente da Fecnatur, Claudio Castro, governador do RJ, Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do RJ, Luiz Fernando Rodrigues, secretário de Turismo do RS, Guilherme Paulus, empresário, entre outros.

A Feira em 2023

Eduardo Zorzanello e Marta Rossi do Festuris credito Eric Ribeiro 1 1 Festuris 35 anos: abertura oficial da edição histórica reúne recordes e autoridades em Gramado

Eduardo Zorzanello e Marta Rossi (Eric Ribeiro/M&E)

Cerca de 75% dos espaços de todo o evento é de clientes que renovam contratos há anos. Mas também há grande número de novos clientes, cerca de 25% nesta edição. E o grande aliado do Festuris são os espaços segmentados. Green & Experience, LGBT+, Business & Innovation, Food and Drinks, Wedding e Luxury auxiliam o agente de viagem participante na organização de uma agenda com resultados efetivos e estão confirmados.

IMPACTO ECONÔMICO – Em 2022, o impacto econômico em Gramado, devido a realização do evento, foi de R$ 25 milhões. Com base nas estimativas, além do grande envolvimento do trade turístico com o evento, a projeção é de que a movimentação na economia local seja de aproximadamente R$ 40 milhões. O volume de negócios gerados na feira, em 2022, resultou no valor de R$ 350 milhões. Já as perspectivas para 2023 são de R$ 400 milhões.

LGBT – Há 14 anos, o Festuris foi a primeira feira de negócios turísticos a levantar a bandeira da diversidade no Brasil com a criação do Espaço LGBT+. A cada ano, novos destinos e empresas, que atuam também com o foco na comunidade LGBT+, se integram ao espaço. O palco da Diversidade apresenta talks sobre o mercado turístico do nicho, além de trocas de ideias com personalidades LGBT+.

SUSTENTABILIDADE – Os espaços Green & Experience e Business & Innovation se somam aos demais sempre com o intuito de facilitar a jornada de trabalho dos agentes de viagens que participam para fechar negócios no Festuris. O Green tem uma ativação mais voltada aos destinos e marcas que trabalham o turismo verde e de aventura, Neste espaço há o apoio da ONG Greenpeace que atende ao participante com foco na conscientização e preservação do meio ambiente.

GASTRONOMIA – Em 2022, o Festuris lançou o espaço Food & Drinks com um espaço privilegiado às experiências gastronômicas. O fato é que, conforme dados do Ministério do Turismo, a gastronomia é um dos indutores do turismo, sendo o terceiro ponto elencado pelas pessoas na hora de decidir uma viagem. O espaço possui a Arena Gastronômica com muitas aulas-shows.

Números do Festuris 2023

  • Estimativa de mais de 15 mil participantes;
  • 27 mil m² de feira construída;
  • Mais de de 2.700 marcas em exposição;
  • 40 destinos internacionais;
  • 15 mil reuniões agendadas via aplicativo do Festuris;
  • Presença de 450 jornalistas e influencers;
  • Projeção de volume de negócios de R$ 400 milhões;
  • Participação de 100 hosted buyers internacionais, provenientes de Europa, EUA, Argentina, Uruguai e Paraguai.

O M&E viaja com proteção GTA e apoio da Shift Mobilidade Corporativa.

Receba nossas newsletters