O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, falou com o M&E sobre a importância do evento “Google Meu Negócio: Conecte-se, Envolva-se e Cresça” que foi realizado na manhã desta quinta-feira (13) no Sheraton Hotel Rio de Janeiro, em conjunto com o Google. Freixo destacou a necessidade de empresários e empreendedores turísticos migrarem para o mundo digital, como foi defendido pelo EmbraturLAB que apresentou as novas ferramentas de inovação e tecnologia.
Mercado & Eventos – O que significa o evento “Google Meu Negócio: Conecte-se, Envolva-se e Cresça” para o público-alvo, os pequenos e médios empresários do trade turístico?
Marcelo Freixo – Bom, primeiro que 95% do empreendimento no turismo é do pequeno e médio empreendedor. Isso que move o turismo e que gera emprego. Só em 2023, mais de 200 mil empregos foram gerados pelo turismo em 2023. Este é um setor produtivo democrático que vai do dono de hotel ao vendedor de mate e que gera milhares e milhares de empregos no Brasil.
M&E – Geração de emprego e renda passa também pela atualização e novas ferramentas, além da capacitação de profissionais. Neste sentido, foi para isso que a Embratur veio com o EmbraturLAB?
Freixo – Insisto em afirmar que precisamos trazer essa nova geração de emprego no turismo para o século XXI. Então, criamos o EmbraturLAB, que pensa na inovação no turismo e nessa parceria com o Google, que já tem um ano e que hoje já apresenta resultados. O laboratório já começou a trabalhar com agências de viagem e hoje está trabalhando com bares, restaurantes, hotéis e alguns produtos importantes. Um dos produtos que qualquer estrangeiro na cidade do Rio, em São Paulo, faz uso é o Google Map, onde recebe um roteiro turístico elaborado pela Embratur. E queremos expandir para o Brasil inteiro essa parceria do Google com a Embratur/Embratur Lab. Se um estrangeiro hoje entrar no YouTube, pensando na cidade do Rio e na cidade de São Paulo, vai receber um vídeo promocional elaborado pela Embratur.
M&E – Logo, é muito importante que a ponta, o empresário do setor turístico esteja atualizado e inserido no mundo digital para cada vez mais empreender e expandir seus negócios?
Freixo – O EmbraturLAB tem essa capacitação digital apresentada tendo como foco a atenção devida ao turista internacional no Brasil. E hoje, tivemos essa imersão digital para que o setor possa ter e estar conectado. Hoje tudo se decide, evidentemente, pelo mundo digital, para onde vai, o que conhecer. Então é muito importante que esse pequeno e médio empreendedor esteja no mundo digital.
M&E – Aqui no Rio de Janeiro, esta ação realizada pela Embratur/Google despertou muito interesse e trouxe cerca de 250 empresários. O entendimento e futura aplicação do conteúdo responderá às expectativas?
Freixo – Então, é importante que o empreendedor local esteja bem-preparado para receber melhor o turismo estrangeiro. Eu acho que é um processo pedagógico mesmo, de quebra, de mudança para o século 21. Não tem como hoje um negócio do turismo na cidade do Rio de Janeiro não ser digital. Ou entra no mundo digital ou não acompanha o mundo. E é isso que a gente está oferecendo hoje.