Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Fundtur destaca gestão do turismo do Mato Grosso do Sul no Rio Innovation Week

IMG-20220117-WA0002

Diretor-presidente da Fundtur-MS, Bruno Wendling

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Bruno Wendling, foi um dos palestrantes neste domingo, último dia do Rio Innovation Week, considerado o maior evento de inovação e tecnologia da América Latina. No espaço Turistech Zone – O Turismo do Futuro, o diretor tratou da gestão do turismo no MS e das práticas que o estado vem implementando dentro do tema “Sustentabilidade e Turismo” para o qual foi convidado para expor.

Wendling destacou entre outros temas, a governança em todos os níveis quando indagado sobre o que gostaria de ver e viver em políticas públicas no Brasil no Ano da Sustentabilidade.

“Sem dúvida governança, construção positiva e que se comece a pensar no destino como um todo. Não temos isso no país. Só se pensa em desenvolver destinos de forma individual. Existe, sim, muita descontinuidade na política brasileira. Inclusive no Ministério do Turismo, que há anos não consegue formatar e muito menos dar continuidade por falta de governança”, explicou.

O diretor da Fundtur-MS acrescentou que não existe um plano estratégico e isso, segundo ele, se reflete nos estados, regiões e municípios. “A única garantia que vejo de boa politica publica é trabalhar com governança, com organizações púbicas e privadas que têm de pensar o destino, planejar. Está na hora de pensar um poco e desenvolver o turismo no pais”.

IMG-20220117-WA0007

Palestrantes e convidados no painel Sustentabilidade e Turismo

Entre as soluções que o MS colocou em prática está o programa Trilhar MS, reconhecido nacional e internacionalmente, de apoio à inovação de produtos e roteiros turísticos sul-mato-grossenses. Mais de 80 empresários locais do agronegócio e turismo foram capacitados e alguns transformaram propriedades em novos produtos ou introduziram novas experiencias.

Além da gestão estadual do turismo, o diretor falou da gestão de Bonito e Pantanal, que são modelos nacionais e internacionais. O estado, assinala Wendling, naturalmente trabalha as boas praticas, visando o turismo responsável para que possa levar desenvolvimento.

“Sou do estado do Pantanal e também temos Bonito, o principal destino no Brasil há mais de uma década e eleito em 2003 Turismo Mundial Responsável. São mais de duas décadas de controle da capacidade de carga, de respeito à visitação dos atrativos, mas que também tem seus problemas e desafios, com o aumento da população e do fluxo de turistas”.

Carbono neutro

Outra ação que o MS vem trabalhando desde 2016 é a implementação de práticas resultantes em carbono neutro, não só no turismo, que já vem de alguns anos, mas em outras atividades responsáveis, como o dia a dia do pantaneiro e o ciclo centenário, por exemplo de queimadas no Pantanal – ultimamente em maior número por causa das mudanças climáticas, manejo errado ou mesmo incêndios criminosos.

“O desafio agora é tornar Bonito destino turístico carbono zero, a quem também se associou a Gol Linhas Aéreas, com a inauguração, em dezembro, do voo carbono neutro direto entre São Paulo capital e Bonito e a sinergia existente entre o agronegócio e o turismo em muitos momentos já lidando com a política carbono neutro”, explicou o diretor da Fundtur.

A gestão estadual quer transformar o estado do MS o primeiro em carbono neutro até 2030, mas desde 2016 já vem adotando ações para que isso aconteça, como manejo responsável de florestas e implementação de energia solar para as comunidades ribeirinhas pantaneiras.

O Rio Innovation Week terminou esse domingo com a possibilidade de geração de R$ 300 milhões em novos negócios. O evento, que aconteceu de 13 a 16 de janeiro, tem como principal meta estimular a consolidação do Rio de Janeiro como um hub de tecnologia e inovação na América Latina. A próxima edição acontecerá ainda esse ano, nos dias 10 a 13 de novembro.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.