Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Goiana-PE encerra com sucesso o 2º Festival Saberes e Sabores e 2ª Feira de Negócios

Os eventos foram realizados pela Prefeitura Municipal de Goiana, Sebrae/PE e Sesc, e contou com um público aproximadamente de 10 mil pessoas, tendo gerado, inclusive, uma ocupação média nos hotéis de 74%.

Os eventos foram realizados pela Prefeitura Municipal de Goiana, Sebrae/PE e Sesc, e contou com um público aproximadamente de 10 mil pessoas, tendo gerado, inclusive, uma ocupação média nos hotéis de 74%.

Entre os dias 22 e 24 de novembro, a Prefeitura de Goiana, a Unidade Mata Norte do Sebrae e o Sesc realizaram o 2º Festival Saberes e Sabores e a 2ª Feira de Negócios de Goiana. Os eventos contaram com exposições, rodada de negócios, capacitações, desfile de moda, oficinas gastronômicas e apresentações culturais.

Os eventos têm a proposta de movimentar a economia e divulgar os produtos e serviços da região, integrando variados segmentos geradores de renda na Mata Norte, como gastronomia, turismo, audiovisual, literatura, artesanato, moda e comércio.

Na primeira edição foi gerado um volume de negócios da ordem de R$ 14.500,00, mas, neste ano, pela movimentação, os organizadores estimaram um crescimento acima 200%, ou seja, a geração de um apurado um pouco superior a R$ 74.000,00, entre as vendas e as encomendas, além da divulgação dos produtos em exposição por três dias ininterruptos.

De acordo com o analista do Sebrae-PE Normando Peixoto, a novidade deste ano foi, que além de expor, os participantes, da área ligada ao comércio, puderam comercializar seus produtos. No ano passado, apenas artesanato e gastronomia puderam vender os seus produtos. “O objetivo foi reunir todos os setores na região e disseminar a cultura. Nosso intuito é que o evento seja consolidado no calendário de eventos do município”, explica

O prefeito em exercício de Goiana, Eduardo Honório, enfatizou que este projeto almeja fazer do evento o carro-chefe do turismo de Goiana, objetivando atrair, a cada ano, um numeroso público no intento de expor os valores goianenses, fazendo girar a roda da economia. Honório enfatizou ser esta uma prioridade do prefeito licenciado, Osvaldo Rabelo Filho, um incentivador da cultura goianense e do seu rebatimento na economia criativa e social.

O secretário de turismo e cultura, Roberto Pereira, fez uma avaliação positiva do evento, anunciando que, por recomendação do prefeito Osvaldo Rabelo Filho, este projeto se incorpora em definitivo ao calendário turístico-cultural de Goiana. “A perenidade foi o maior legado desta edição”, concluiu Pereira.

No festival Saberes e Sabores, houve 16 estandes de artesanato, 20 de comércio e 14 de gastronomia, nos quais os expositores de várias cidades do estado apresentaram seus produtos e serviços. Entre elas estão, com predominância, Goiana, e Itambé, Aliança, Passira, Feira Nova, Orobó, Jaboatão dos Guararapes e Olinda. Os três dias também contaram com desfile de moda e apresentações culturais na praça de alimentação.

Além disso, os organizadores montaram uma arena gastronômica onde foram oferecidas oficinas gratuitas para os visitantes. Entre as capacitações estão sendo ensinados os processos de produção de chocolate, como fazer drinques e coquetéis e como produzir tapiocas coloridas e pizza de tapioca. Já no auditório, os empreendedores do meio cultural estão recebendo palestras sobre economia criativa, fontes de financiamento e direitos autorais.

Receba nossas newsletters