Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Instituto para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável na América Latina e Caribe (Intus) promove nesta quarta-feira (5), no Hotel Nacional, em São Conrado, Rio de Janeiro, o II Seminário Internacional de Turismo Sustentável. Este ano, o evento contará com a participação de representantes de mais de 60 cidades brasileiras e do mundo, debates e cases de 10 países, além de entidades internacionais de fomento e apoio a projetos sustentáveis.
A abertura do evento será conduzida pelo secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, responsável pela retomada do setor no pós-pandemia, que abordará já na abertura do evento a importância do turismo sustentável para o estado do Rio, convidando a todos para uma reflexão sobre o tema.
Já o ciclo de debates contará com a participação de Tonika Thompson, embaixadora de Barbados no Brasil; Stephanie Horel, gestora de programas da Delegação da União Europeia no Brasil; e Adelardus Kilangi, embaixador da República da Tanzânia no Brasil. Os três participarão de um painel sobre os aprendizados vindos do exterior e como alguns países têm feito a transição para um turismo sustentável.
O II Seminário Internacional de Turismo Sustentável também contará com a presença dos embaixadores do Quênia, Guiné Bissau, Etiópia e El Salvador. Além disso, a edição deste ano trará palestras sobre a importância do financiamento em projetos voltados para o turismo sustentável. Entre os cases a serem apresentados, o tema “turismo regenerativo” será debatido em diversos aspectos, como a transformação de destinos e impactos positivos para as comunidades e para o planeta; um novo olhar para as viagens; e criação de ecossistema de marcas sustentáveis e regenerativas por meio da agricultura e piscicultura integrando o solo e seu bem-estar.
“Estamos muito felizes em promover este evento tão importante para o setor de turismo. Nós do Intus acreditamos que a sustentabilidade é um pilar essencial para a nossa indústria, que hoje se tornou um dos principais motores da economia brasileira. Será um dia inteiro de debates sobre a importância do turismo sustentável tanto no setor público quanto no privado”, explica Ricardo Carvalho, presidente do Intus.