Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Kaká faz um balanço positivo na Carta Abav 2010

O presidente da Abav Nacional; Carlos Alberto Amorim Ferreira; divulgou uma carta sobre a realização da Feira das Américas e seu desempenho. Confira na íntegra o documento:
 
“Durante os dias 21 e 22 de outubro de 2010 o 38º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens – ABAV 2010 cumpriu com o compromisso de reunir lideranças dos segmentos de Cruzeiros Marítimos; Corporativo; Assistência de Viagem; Locação de Veículos; Operadoras; Turismo Rodoviário e Receptivo; além de especialistas nas áreas de tecnologia e consórcio de viagem para oferecer alternativas para o setor de agenciamento; tendo em vista o atual cenário que se apresenta com a extinção do comissionamento anunciado pelas companhias aéreas internacionais.
 
A ABAV contou com o apoio das associações Abremar; Abracorp; ABCA; Abla; Braztoa; além de instituições como o Sebrae. Com essa colaboração; desenvolvemos as Rodadas de Oportunidade; com a realização simultânea de nove salas temáticas; durante os dois dias; reunindo 48 empresários de destaque do turismo nacional.
 
A procura maior dos agentes por determinados temas – como turismo corporativo; marítimo e tecnologia –; já sinaliza indicativos positivos e alguns alertas para desenvolvermos um diagnóstico; que será apresentado ao mercado de viagem posteriormente a realização da ABAV 2010.
 
Nas discussões encaminhadas nas salas temáticas também vislumbramos situações que serão melhor avaliadas e poderão traçar novos caminhos de relacionamento entre fornecedor; agente e cliente final.
 
Inovação e legislação
Entre as oportunidades verificadas nesses encontros produtivos; destacamos a Criação do Cruzeiro Rodoviário; uma nova modalidade de turismo que deverá se confirmar em breve – um produto novo que encaixa perfeitamente com a missão dos agentes de oferecer ao consumidor da nova classe média a chance de fazer turismo. Verificou-se ainda a necessidade urgente de uma legislação que atenda as necessidades do turismo rodoviário; atualmente tratado como mais uma modalidade de transporte de passageiro convencional.
 
Financiamento
A opção de planejamento de viagem por meio de parcelamento de pacotes que incluam vários serviços também foi apresentada pelo programa Viaja Fácil Brasil como uma oportunidade conquistar esse novo consumidor. É um ponta pé inicial para que outros tipos de financiamento surjam; facilitando a entrada no mercado de viagens desse público tão específico e que necessita de compra facilitada. No entanto; as relações comerciais entre agentes e operadores ainda carecem de mais clareza para ambos se verem como parceiros e não concorrentes.
 
Segmentação de produtos e serviços
O mercado se mostrou atento a diferentes potenciais de consumo e as operadoras discutiram com os agentes estratégias comerciais não só para esse novo extrato da camada social mas também para outros públicos segmentados; como o da terceira idade. Ambos necessitam de atendimento especial e produtos específicos.
 
Capacitação profissional
Em franco crescimento; os setores de Cruzeiro Marítimo e de Locação se apresentaram aos agentes acenando com boas alternativas de remuneração e amplo cardápio de serviços. E indicaram caminhos também semelhantes: o investimento na capacitação profissional para melhor atender os clientes; oferecendo serviços adequados para cada perfil de consumidor.
 
Foco no cliente
A diversificação de produtos para agregar mais valor e qualidade aos serviços prestados ao cliente também é um necessidade para o setor de agenciamento corporativo; que apesar de não depender de comissionamentos; concentra seu atendimento; basicamente; em compras de passagens aéreas e reservas junto à hotelaria. As tendências exigem desse setor maior preocupação com as necessidades do cliente para garantir resultados satisfatórios e relações contratuais sólidas.
 
Especialização
Com uma meta arrojada de ampliar em 50% o total de viajantes que utilizam cartões de assistência viagem; esse segmento também está apostando na capilaridade proporcionada pelas agências de viagens para distribuir esse serviço. Apesar de apresentar-se como alternativa de remuneração para o agente; com expressivos percentuais de comissionamento; o empresário dessa área vê na falta de conhecimento sobre as diferenças entre seguro e assistência viagem um fator dificultante para o sucesso de venda e um desafio a ser vencido pelos agentes.
 
Associativismo
Definir e estabelecer metas são ações fundamentais para que o mercado receptivo de turismo aproveite as oportunidades geradas pela Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016; que impulsionarão o desenvolvimento do setor turístico no País; gerando investimento na infraestrutura e maior envolvimento da comunidade com o turismo. O associativismo foi citado como uma poderosa vantagem competitiva para as agências; com a criação de centrais de negócios; iniciativa que propõe o agrupamento de agências de viagens de pequeno e médio porte com o objetivo de gerar ações econômicas conjuntas.
 
Automação
A falta de automação nos processos revelou-se uma grande preocupação para garantir segurança e produtividade operacional para as agências. Fornecedores ainda mantêm um alto índice (70%) de operações realizadas por telefone; o que não confere agilidade e nem confiabilidade nas relações comerciais. A integração entre front e back-office; para prestar atendimento online; e a utilização de artifícios como a Search Engine Optimization (SEO); para otimização da promoção da empresa em sites de buscas; e de sistemas globais de distribuição – GDSs; para a fusão de conteúdos; são necessidades estratégicas que podem triplicar a produtividade de uma agência. No entanto; a adoção de novas tecnologias exige altos investimentos; ainda fora do alcance das pequenas empresas do setor; o que sugere a criação de linhas de financiamento específicas.
A ABAV finaliza seu congresso ciente do compromisso de desdobrar os pontos mencionados e de; baseada nos desafios estabelecidos; traçar diretrizes que nortearão o trabalho de nossa entidade para o ano de 2011.”
 
Carlos Alberto Amorim Ferreira
Presidente ABAV Nacional
 
Receba nossas newsletters