Com o intuito de aproveitar os megaeventos esportivos que o país vai sediar nos próximos anos, o São Luís Convention e Visitors Bureau decidiu investir no segmento MICE. “É uma excelente oportunidade para as viagens corporativas e de incentivo”, justificou Mariazinha Raposo, diretora-presidente do São Luís CVB.
De acordo com ela, a capital do Maranhão tem como característica o fato de receber eventos de médio porte, em especial no segmento científico. “Queremos atingir novos segmentos. Para isso, contratamos uma consultoria. A ideia é que o mercado perceba o valor de nossa cidade”, disse. Somente na capital São Luis são 50 hotéis com capacidade de 8 mil leitos. Com os constantes investimentos, no futuro, esse número subirá para 10 mil leitos.
Liviomar Macatrão, ex-secretário de Turismo do destino, e agora diretor do São Luís CVB, entrou para o Convention com a missão de refoçar as atividades e agregar conhecimento com sua experiência na área privada e pública. “Estamos visitando grandes empresas e fechando parcerias. Nosso foco, além do Brasil, está na França, Itália e Estados Unidos”, revelou.
A estrutura de São Luís neste setor vai ser reforçada com a inauguração do novo Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão, com capacidade para quatro mil pessoas. Segundo dados oficiais, o Turismo de negócios e eventos no estado registrou, nos últimos dois anos, um incremento de 13% comparado ao Turismo de lazer.
O convention está articulando uma parceria com a Decolar.com e a trasmissão do São João do Maranhão pela rede de TV Redord News. Outra novidade é o projeto Carona Amiga, que consiste em transporte gratuito para os hóspedes localizados nos hotéis associados ao São Luís CVB para bares, restaurantes e shopping.
Natália Strucchi e Lisia Minelli