Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Maranhão apresenta plano de ações e outras novidades na Abav

Jura Filho, secretário de Turismo do Maranhão

Jura Filho, secretário de Turismo do Maranhão


O Governo do Maranhão por meio da Setur-MA, lançará no dia 19 de outubro (quarta-feira), o Plano Estratégico de Turismo do Maranhão – Plano Maior2020, que prevê ações que organizam o setor para os próximos 10 anos, com investimentos na ordem de R$ 50 milhões em programas de desenvolvimento, infraestrutura, urbanização, saneamento e promoção. O lançamento acontece durante a Feira das Américas 2011 que se estende até o dia 21 deste mês, no Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ).

Segundo o Secretário de Turismo do Estado, Jura Filho, a expectativa é que a atividade turística, essencial para a economia do estado, possa crescer cerca de 10% ao ano até 2020, recolocando assim o Maranhão de volta a vitrine do turismo no Brasil e no mundo. “Além do crescimento econômico também trabalhamos o aumento no numero de turistas, hoje com 1,97 milhões para 2,6 milhões até 2014, nosso desafio é recuperar o imenso potencial turístico do estado”, afirma Jura Filho.

O Plano foi desenvolvido pela Chias Marketing, empresa que realizou o primeiro Plano Maior, que norteou as ações do turismo local entre 1999 e 2003. Para esta versão, foram cerca de dez meses de trabalho. A empresa realizou pesquisa em 64 municípios do estado com 250 entrevistas e a captação de mais de 6 mil imagens.

Além disso, a estrutura obedece a classificação dos pólos turísticos, por ordem de importância, em indutores (São Luís, Lençóis e Chapada das Mesas), estratégicos e de desenvolvimento. Turismo de aventura, cultura, ecoturismo, entretenimento, praias, de negócios, histórico, e náutico foram os segmentos de produtos considerados na classificação. O Plano também mapeia os mercados emissores com maior potencial para o Maranhão, no Brasil e no mundo, além de definir a estratégia de comunicação entre turistas e o trade turístico.

Durante a Abav, a Setur terá dois espaços: o institucional e o de comercialização, os estandes temáticos mostram as potencialidades naturais do Maranhão, com suas riquezas naturais, arquitetônico e cultural. O estande institucional vai reproduzir as belezas do Maranhão por meio de fotos dos Pólos São Luís, Lençóis e Chapada das Mesas, além de amplo e inédito material promocional, como guia de serviços e informe executivo (Brookside) que será distribuído para o trade e jornalistas.

Outra novidade é que o visitante que passar pelo estande leva para casa uma foto sua em um dos cenários do Maranhão além de um brinde surpresa. As delícias da cozinha regional, entre elas o doce de espécie, amêndoas, biscoito Zé Pereira e o guaraná Jesus também marcam presença.

Receba nossas newsletters