Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Marco Lomanto: ITB é o termômetro do mercado turístico

Após três dias exclusivamente dedicados aos profissionais de turismo, o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Lomanto, fez um balanço da participação do Brasil na ITB, em Berlim, maior feira de turismo do mundo e segundo ele, “termômetro do mercado turístico”. O destaque da participação brasileira ficou por conta da apresentação da remodelação do estande. “Não diria que é um novo estande, mas sim uma nova comunicação visual. Fizemos inserções tecnológicas e ressaltamos as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Creio que evoluímos na concepção desse estande”, explicou ao M&E. Lomanto contou que os cooperados serão ouvidos para que a Embratur tenha um feedback das mudanças e, assim, possa fazer ajustes que se mostrenm necessários.

Durante as reuniões que teve, ele ressalta que uma questão ficou clara: “O Brasil está mais maduro. É nítido o resultado de todo nosso trabalho de divulgação. Posso afirmar que promover o Brasil está mais fácil”, salientou. Lomanto fez questão de citar a preocupação que o presidente da Embratur, Flávio Dino, tem om o mercado alemão. “Ele não pôde vir, mas está acompanhando tudo que acontece. E nossa participação na feira foi excelente. Vale ressaltar que neste ano tivemos duas áreas separadas do estande, em outros pavilhões, para destacar o Ecoturismo e o Turismo LGBT”, lembrou.

A explicação para esses espaços é simples: o turista alemão que visita o Brasil tem como preferência (49%) o Ecoturismo. Por outro lado, o segmento LGBT foi reforçado já que Florianópolis recebe no próximo mês a 29ª Convenção Mundial da Internacional Gay and Lesbian Travel Association (IGLTA) . Segundo dados da IGLTA, o segmento GLS movimentou cerca de US$ 65 bilhões em 2007, somente nos Estados Unidos. O turista GLS viaja em média 29 dias por ano e gasta 30% a mais do que o heterossexual.

Na avaliação de Marco Lomanto, não só a participação em feiras está dando resultado, mas as ações paralelas de reforço como, por exemplo, eventos que ocorrem após o horário da feira. Durante o segundo dia da ITB, a Embratur realizou uma festa onde criou um clima bem brasileiro, apresentando os sabores do país. “Começamos 2012 com o pé direito, com alta exposição”, comemorou o diretor.

A exposição é tanta que esse bom momento se torna nítido com mais um convite feito para que o Brasil se torne país convidado de uma grande feira. Nesse caso, lógico, da ITB. “Vamos avaliar o convite que nos foi feito para 2014. Antes de dar uma resposta, teremos que analisar o resultado obtido com outras feiras. Apesar disso, eu até sugeri que poderíamos aproveitar a oportunidade e utilizar o slogan: we are ready! Já que 2014 é o ano de nossa Copa e assim deixaríamos claro que estamos prontos para receber todos”, disse.

Depois da BTL, em Lisboa, o Brasil já será país convidado da WTM, em Londres. Lomanto revelou que o Brasil terá uma participação especial na Fitur em 2013, em Madrid e na Fit, também em 2013, em Buenos Aires.

Natália Strucchi e Leila Melo, de Berlim

Receba nossas newsletters