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Feiras e Eventos

Mídias sociais e telefones celulares são as novas tendências do setor de turismo

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“Quem não estiver na tela de um celular vai sair do mercado mais rápido do que espera”. A afirmação é de Barry Diller; chairman do Expedia e do InterActiveCorp; conglomerado comercial que inclui diversos sites como Ticketmaster; Match.com e Home Shopping Network. A conclusão foi consenso em dois dos painéis do Encontro Global de Viagens & Turismo 2010; que acontece em Pequim: “O avança das Novas Tecnologias” e “Adaptando para Mudar”.

Segundo Barry; o boom da internet móvel chega junto com a informalidade de mídias sociais e com soluções “absolutamente geniais” de informação instantânea. Ele cita como exemplo o site Trip Advisor: “Nada mais é que um boca a boca organizado e se estabilizou como um relato altamente confiável com 34 milhões de críticas de 70 mil diferentes destinos”; lembrou. De acordo com Diller; “os consumidores fazem uma decisão baseados não em um anúncio de 35 segundos mas em recomendação”.

Atualmente; 57 milhões de pessoas usam iphone; de acordo com Dara Khosrowshahi; presidente do Expedia. “Estamos encarando uma mudança exponencial. Cada vez as mídias demoram menos tempo para atingir uma alta porcentagem da população”; afirma. “É preciso arriscar; sabendo que você irá falhar; mas é melhor falhar rápido”; aconselha.

Para Gerald Lawless; chairman do Jumeirah Group; o sucesso de uma empresa vai depender se ela utiliza a tecnologia a seu favor ou não: “Muitos hotéis acreditam que oferecer por exemplo vídeo conferência é trabalhar contra si próprio; isso é não enxergar oportunidade”. Segundo ele; é o consumidor que dita a demanda. “Nosso papel é identificá-la e entregá-la. Se nós não visitamos nossos clientes e parceiros para saber o que eles querem; nosso concorrente vai”; complementa.

Um dos pontos cruciais para que a adaptação ao novo cenário tecnológico ocorra é; de acordo com Dai Bin; presidente da Academia de Turismo da China; a contratação de jovens talentos: “Sem eles é difícil adaptar para mudar”; lembra. Outra questão que precisa ser levada em conta; segundo Andrew Kakabadse; professor de Desenvolvimento Gerencial Internacional; é o alinhamento dos empregados da empresa; do topo à base: “Precisamos sempre nos perguntar: nós pensamos da mesma forma? nós nos comunicamos? Isso é liderança. Tire 1% do seu time e você terá 10% de impacto nos seus negócios”; acredita.

Painel Adaptando para Mudar

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