Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

MTur fecha acordo de cooperação com Itália

Silvia Bonoli e Roberto Vitali, da Village for All, Ricardo Moesch, do MTur, Giorgio Pistocchi e Antonio Zambelli, da Geokeys

Silvia Bonoli e Roberto Vitali, da Village for All, Ricardo Moesch, do MTur, Giorgio Pistocchi e Antonio Zambelli, da Geokeys


Ricardo Moesch, diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, está presente da BIT para fechar uma parceria com o Governo Italiano. O objetivo, segundo ele, é assinar um acordo de cooperação Brasil – Itália na área de acessibilidade. “Com o advento dos grandes eventos esportivos, o Brasil tem algumas exigências a cumprir e a acessibilidade é uma delas. Além disso, este é um nicho de mercado que o MTur tem interesse em trabalhar”, disse. De acordo com Moesch, já existem memorandos de entendimento com a Itália, mas agora será criado um específico para esse assunto.

O diretor está em Milão para conversar com as autoridades e conhecer melhor o projeto Village for All, um projeto já bem sucedido na Itália que tem como proposta a arquitetura universal para atender as pessoas com alguma dificuldade ou mesmo uma criança ou idoso. “O conceito é que uma pessoa que precise de acessibilidade não necessariamente seja um deficiente, ela pode ser uma pessoa idosa ou mesmo uma criança”, pontuou. “O objetivo desse programa e o conceito que queremos levar para o Brasil é que a pessoa com necessidades especiais possa escolher o destino que quer visitar sem se preocupar se esse lugar é apto para atende-la”, contou.

Outra intenção do MTur é levar a experiência da Village for All de coleta de dados desse nicho para o Brasil. “É muito importante termos dados desse segmento para poder trabalharmos. Segundo pesquisas, cerca de 15% da população de países industrializados se encaixam nesse perfil. E essa pessoa nunca viaja sozinha, mas sim em grupos de até quatro pessoas. Ou seja, é um mercado muito grande para se trabalhar”, disse. A ideia é introduzir esse conceito primeiro nas 12 cidades sedes da Copa, para atender as exigências da FIFA, e depois ampliar para as demais cidades brasileiras.

De acordo com Moesch, além da Itália, o acordo será assinado com outros países europeus. Além do acordo a ser assinado, o diretor participa da feira da BIT também como palestrante. Sua palestra acontece durante o 3º Encontro do Grupo de Trabalho de Proteção ao Turista/ Consumidor e Profissionais de Turismo, da Organização Mundial de Turismo (OMT). Moesch fará um histórico das atividades do MTur desde a sua criação e o impacto dessa decisão de governo na economia e no desenvolvimento do Brasil. Serão apresentados ainda programas e ações do MTur que contribuem para impulsionar a atividade no país. Ele falará também sobre os desafios enfrentados com a organização dos grandes eventos que acontecerão no Brasil, como a Copa do Mundo de 2014, a Copa das Confederações, em 2013, e as Olimpíadas de 2016.

Lisia Minelli e Mari Masgrau, de Milão

Receba nossas newsletters