Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Serviços

Embratur: microtendências para as viagens em 2024

7a202710d02774263691ebf4b5cc0b6b Embratur: microtendências para as viagens em 2024

.

Se você trabalha com turismo, é bom ficar de olho nas microtendências do setor para este ano. Apesar de serem previsões que se mantêm por um curto período no mercado, elas promovem um movimento importante nos destinos e podem ser uma boa oportunidade de ampliar ou até de criar novos negócios. As análises e perspectivas do mercado para 2024 fazem parte da 5ª edição da revista “Tendências do Turismo”, disponível de forma eletrônica no site do MTur.

Viagens mais sustentáveis, roteiros flexíveis, turismo musical e esportivo, atrativos que usam a inteligência artificial, busca por economia, e consulta às redes sociais estão entre as 15 microtendências apontadas na Revista, que tem como base coletas e análises de dados de 20 publicações de referência no setor. Acesse AQUI para conhecer a Revista Tendências do Turismo 2024.

A publicação é uma importante ferramenta para auxiliar o trade turístico e os gestores, pois traz as expectativas dos brasileiros, como ressalta o ministro do Turismo, Celso Sabino. “Dados, informações e relatórios sobre o comportamento e desejo do turista são importantes norteadores na construção de políticas públicas e também para as ofertas turísticas, melhorando a experiência de turismo no nosso país, o que é bom para todos”, enfatizou.

A especialista em tecnologia na área de turismo, Jucelha Carvalho, explica que o uso de inteligência artificial, considerada uma microtendência para este ano, impacta no tipo de turismo que é ofertado e auxilia as empresas e o poder público.

Outra questão levantada pela revista do MTur é a utilização das redes sociais para escolher o próximo destino. Jucelha Carvalho lembra que é preciso ter cuidado para não cair em ciladas. “As redes podem apresentar representações idealizadas e distorcer a realidade. Aconselho verificar a autenticidade das informações em fontes confiáveis e sempre buscar avaliações de outros viajantes para obter uma visão mais equilibrada do destino. Também é importante considerar o impacto do turismo no ambiente e na comunidade local”, alerta a especialista.

SUSTENTABILIDADE – Alojamentos ecologicamente conscientes e passeios na natureza estão no topo das buscas dos visitantes no Brasil. Adotar práticas sustentáveis é uma microtendência que enriquece a viagem, permitindo uma conexão mais autêntica e respeitosa com a natureza e as culturas locais. “Essas experiências tendem a ser mais gratificantes e memoráveis, especialmente para aqueles que buscam um significado mais profundo em suas viagens”, enfatiza Jucelha Carvalho.

Do outro lado da moeda, os eventos esportivos e shows têm a capacidade de movimentar a atividade turística nas cidades que não contam com o setor como principal gerador de renda. Estes eventos geram um fluxo imediato de turistas que necessitam de acomodação, alimentação, entretenimento. “Estes tipos de turismo atraem visitantes que talvez nunca considerassem a cidade como um destino, proporcionando uma nova fonte de receita e impulsionando a economia local”, afirma a especialista.

MILLENNIALS – A revista também revela que o público que mais deve viajar nestes próximos meses é mais jovem e com dinheiro no bolso, os chamados millennials. As viagens flexíveis, ou seja, sem roteiro, também fazem parte das microtendências.

De acordo com a publicação, pessoas com idade entre 30 e 44 anos e com um bom poder aquisitivo devem ser a maioria dos turistas em destinos mais luxuosos do país. Isso porque este público está cada vez mais exigente e buscando experiências cada vez mais requintadas.
 

 

 

Receba nossas newsletters