Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

MTur patrocina Festival do Tur. Religioso que abre sábado no Rio

Dentro da programação da JMJ tem início neste sábado no Riocentro o FÉstival do Turismo Religioso. O evento tem o patrocínio do MTur e terá duração de seis dias.O visitante terá à sua disposição agências de turismo, operadoras e representações dos mais importantes destinos de peregrinação nacionais e de outras partes do mundo O FÉstival ocupa uma área 3.500 m2 de área, é um grande salão de exposição de produtos e destinos turísticos que, desde a sua primeira edição, em 2006, tem a finalidade de desenvolver e promover o turismo religioso, também conhecido como turismo peregrino. O visitante terá à sua disposição agências de turismo, operadoras e representações dos mais importantes destinos de peregrinação nacionais e de outras partes do mundo.

 Nesse contexto, os caminhos de peregrinação estarão presentes na feira, como a cidade de Belém, no Pará, e uma representação do Círio de Nazaré, considerada uma das maiores manifestações católicas do mundo, além de representantes de polos importantes internacionais, como o Ministério de Turismo de Israel. Os estados da Bahia, Pernambuco e Santa Catarina também divulgam no evento seus atrativos relacionados as rotas do turismo religioso.

 O Ministério do Turismo (MTur) patrocina as áreas de exposição, que serão ocupadas também por estandes dos estados brasileiros e do Distrito Federal, por considerar que esta modalidade de turismo favorece as economias das regiões que oferecem atrações motivadas pela fé.Só no Brasil, estão registrados cerca de 150 santuários católicos, ou seja, igrejas que, por receberem grande número de peregrinos, são intituladas e cadastradas pela Igreja como lugares sagrados e de peregrinação. São estimados pelo menos 20 milhões de turistas potenciais para esses destinos.

Conforme o MTur, “o turismo religioso caracteriza-se pelas atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões institucionalizadas. O segmento é – juntamente com o Turismo Cívico, o Turismo Étnico, e o Turismo Místico e Esóterico – um dos nichos do Turismo Cultural no Brasil”. Um mapeamento do MTur  indica que o turismo religioso tem 96 destinos em todo o Brasil, sendo 18 deles integrados aos 65 destinos turísticos indutores (das economias locais) listados pelo órgão. “Entre os 344 municípios listados no mapeamento, 177 possuem calendário fixo de eventos religiosos. O que mostra o grande potencial do segmento”, segundo o MTur.

De acordo com projeções do MTur, em torno de 60 milhões de brasileiros farão este ano cerca de 197 milhões de viagens domésticas, sendo que 2% desse total – 1,2 milhão de pessoas e 3,94 milhões de viagens – são motivados pelo turismo religioso. Essa previsão não inclui o público esperado para JMJ 2013 e o  percentual é o mesmo de 2012, quando 58,9 milhões de brasileiros realizaram 191 milhões de viagens domésticas. José Francisco Lopes, diretor do departamento de estudos e pesquisas do MTur, informa que esses dados, porém, consideram apenas os turistas que pernoitam nos destinos.

Receba nossas newsletters