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Feiras e Eventos

MTur quer turismo impactando diretamente US$ 150 bilhões no PIB

“Temos que ser ousados para alcançar a meta de 3ª maior economia do turismo mundial com PIB de US$ 150 bilhões somente do turismo”. A afirmação é do secretário executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão, que representa o ministro Gastão Vieira na ITB, em Berlim. Segundo dados do WTTC divulgados durante a ITB, no último ano, o impacto direto do setor de turismo no PIB brasileiro foi de US$ 78,502 bilhões. “É possível ter esse resultado se fizermos um trabalho focado nos destinos, na qualificação desses destinos e divulgar todos os nossos segmentos. Estamos crescendo mais do que outros países da América Latina, mas o desafio é manter esse crescimento. O turismo doméstico também tem um papel importante nesse sentido”, justificou.

Em entrevista em vídeo ao M&E, ele falou ainda sobre o novo estande do Brasil nas feiras internacionais. “Ao final dessa feira é importante fazer uma avaliação para saber se o estande atendeu às expectativas de nossos parceiros, dos estados e empresas. Minhas expectativa é que essa seja uma plataforma que traga bons resultados. O Brasil é um grande destino e precisa se pocisionar como tal. Nosso país é muito mais do que praia, samba e futebol. Turismo de negócios, gastronômico e de cultura são importantes também”mencionou.

Outro fator citado como motivador para participaçã na ITB é a presença de outros países nessa que é a maior feira de turismo do mundo. “A Alemanha é um mercado importante, mas aqui temos também outros países, outros destinos. Temos que mostrar o país que vai receber a Copa do Mundo e estará preparado para tal. O Ministério do Turismo está fazendo a parte dele, financiando a parte de infraestrutura. Temos um programa de qualificação em parceria com o Ministério da Educação que estamos acabando de formatar e terá início ainda nesse semestre como foco nas cidades-sede.Todo trabalho é focado nos resultados. Queremos receber esses turistas e manter esses visitantes”, explicou.

Segundo ele, para ultrapassar a barreira de cinco a seis milhões de visitantes internacionais, o Brasil está investindo no que se chama de análise competitiva de mercado, para saber o que os turistas querem e olhar para outros países. Além disso, os visitos também têm recebido atenção especial do MTur. “Esse não é um tema só do MTur, é muito mais abrangente. Do ponto de vista do Turismo, nosso desejo é de facilitação. Turismo é um grande negócio, pode impulsionar desenvolvimento econômico, geração de empregos, desenvolvimento regional”.

Natália Strucchi e Leila Melo, de Berlim

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