
SÃO PAULO — A WTM-LA 2026 tem servido de vitrine para a estratégia da Norwegian Cruise Line (NCL) no mercado brasileiro, com foco na renovação da frota, ampliação de itinerários e fortalecimento da relação com o trade. Durante o evento, a companhia destacou o recém-lançado Norwegian Luna e apresentou novidades que reforçam sua aposta no crescimento da demanda por cruzeiros internacionais.
Segundo Estela Farina, diretora da NCL no Brasil, o navio, que foi batizado em março, em Miami, é o principal destaque da armadora na feira. A embarcação integra o movimento contínuo de modernização da frota, mantendo como diferencial a proposta de oferecer mais espaço e conforto ao passageiro.
Além disso, a companhia também antecipou detalhes do Norwegian Aura, previsto para o próximo ano. O navio faz parte de uma nova classe e trará inovações em sustentabilidade, com adaptação para combustíveis alternativos, como o metanol verde, além de maior capacidade sem abrir mão da experiência a bordo.
Outro destaque da participação na WTM-LA é o lançamento da nova brochura com roteiros até 2027. O material marca o retorno da NCL à América do Sul, com itinerários previstos para a temporada 2027/2028, incluindo Patagônia e Antártica, após um período sem operação regular na região.
“A feira é uma oportunidade importante para ampliar a distribuição desse material, já que falamos com agentes de todo o Brasil. Mesmo com o digital, o impresso ainda tem bastante relevância para o trade”, afirmou Farina.
Crescimento acima do esperado
A NCL iniciou 2026 com desempenho acima das expectativas. De acordo com a executiva, o primeiro trimestre superou as metas, mesmo diante de um cenário internacional marcado por instabilidades, que impactaram pontualmente o ritmo de decisão de compra.
Ainda assim, a demanda se manteve aquecida, especialmente para Europa e Caribe, que seguem como os principais produtos da companhia. “O que vimos foi mais um adiamento na decisão de viagem do que uma queda efetiva na procura”, explicou.
A Europa, em especial, lidera as vendas no mercado brasileiro, enquanto o Caribe continua relevante, impulsionado pela ampla oferta ao longo do ano.
América do Sul volta ao radar
Mesmo com operação prevista apenas para a temporada 2027/2028, os roteiros da NCL pela América do Sul já começam a movimentar o mercado. A nova programação, que inclui itinerários pela Patagônia e Antártica, marca o retorno da armadora à região após um período sem presença regular – e já desperta interesse tanto de agentes quanto de consumidores finais.
Segundo Estela Farina, a procura tem sido puxada principalmente pelo planejamento antecipado, com passageiros organizando grupos e aproveitando condições promocionais para reservas feitas com maior antecedência. “Já vemos uma mobilização inicial, especialmente por se tratar de um produto mais específico e de maior valor agregado”, afirmou.







